Tecnologia

Embrapa e AEB firmam parceria para projeto de base na Lua

A presidente Silvia Massruhá, da Embrapa, e o presidente Marco Antônio Chamon, da Agência Espacial Brasileira (AEB),  assinaram o protocolo de intenções entre as duas instituições em prol da participação do País no Programa Artemis, da Nasa, agência espacial norte-americana, que reúne projetos de colaboração internacional. O Brasil é um dos 27 países signatários da parceria para implantação de uma base lunar e a preparação para a futura missão para Marte. 

O objetivo da Embrapa é fornecer  dados, tecnologias e produtos para o programa Artemis.

“A AEB estava focada na produção de foguetes, satélites e tecnologias de sensoriamento remoto, mas é preciso avançar e usar os dados que são gerados na busca por outros horizontes para o desenvolvimento do programa espacial brasileiro”, afirmou Marco Antônio Chamon, presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB).

O Brasil assinou o acordo Artemis em 2021,  e entre os objetivos do projeto está o cultivo de plantas no espaço. 

No decorrer de 2023, a partir da parceria entre Embrapa e AEB, foi consolidada uma rede de pesquisa com 12 instituições e mais de 30 pesquisadores. O objetivo é avançar no desenvolvimento de sistemas de produção e adaptação das culturas de batata-doce e grão de bico, espécies consideradas opções de base alimentar para humanos em condições fora da Terra.

Além da pesquisa sobre o cultivo no espaço, a Embrapa acredita que os resultados podem ser retornados para a sociedade em geral, como novas cultivares e tecnologias  que ajudem nas mudanças climáticas ou que sejam resistentes a elas.