Bioenergia

Usina que usa dejetos suínos para produzir biometano é inaugurada

Com a capacidade de gerar até 60 metros cúbicos de biometano por hora, a usina espera abastecer inicialmente uma frota de quatro caminhões que operam entre São Paulo e Rio Grande do Sul

porco
Foto: Barbara Barbosa/Divulgação

Foi inaugurada em Carambeí, no Paraná, uma usina dedicada à produção de biometano a partir de dejetos suínos. O empreendimento contou com o apoio financeiro dos programas estaduais RenovaPR e Banco do Agricultor Paranaense, com um investimento total que ultrapassa R$ 1 milhão. A iniciativa busca transformar biogás em biometano de alta qualidade, destinado principalmente ao abastecimento dos caminhões da Coopercarga, reconhecida empresa no setor logístico com atuação no Brasil e no exterior.

O projeto se baseia na utilização dos resíduos de aproximadamente 6,5 mil suínos, pertencentes ao produtor Eduardo Dykstra. Anteriormente dedicado à produção de biogás para geração de energia elétrica, o sistema agora se expande para incluir a purificação do biogás em biometano, abrindo uma nova fonte de receita para o suinocultor.

Com a capacidade de gerar até 60 metros cúbicos de biometano por hora, a usina espera abastecer inicialmente uma frota de quatro caminhões que operam entre São Paulo e Rio Grande do Sul, tendo uma capacidade mensal de produção estimada em 35 mil metros cúbicos de biometano.