A atividade aconteceu na propriedade do agricultor Vanderlei Suliani, na Capela Santana, que produz uva, chuchu, laranja, nozes, batata-doce, alho e feijão orgânicos. A construção do açude foi feita com recursos próprios e o auxílio da Prefeitura no serviço de máquinas.
Suliani relata que teve bastante perdas, especialmente no chuchu e na uva, nas duas últimas safras, o que o motivou a investir no reservatório de água e no sistema de irrigação, além de um poço artesiano. Com as chuvas deste ano, o reservatório, que tem revestimento em lona para evitar vazamentos, está cheio e já serve para a irrigação de 1 ha de nozes, 1 ha de uva e 0,8 ha de chuchu. Para o agricultor, essas tecnologias representam segurança e garantia de produção. “A gente depende do tempo para tudo, então se der uma seca, pelo menos para uns 60 dias consegue ter água. Hoje não dá mais para fazer agricultura sem um seguro, uma irrigação, um reservatório de água, porque o risco é muito alto”, afirma.
Em São Marcos, 20 produtores foram beneficiados pelo Programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural, eixo estratégico Irriga Mais RS, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), na construção dos açudes. Além de receber orientações sobre os projetos pelo Avançar Açudes, os participantes puderam conhecer os benefícios obtidos com o revestimento de reservatórios de água, a legislação que se aplica à construção de açudes e uso da água para irrigação e o planejamento, uso e manutenção de sistema de irrigação por gotejamento na parreira.
Texto da Jornalista Rejane Paludo