Sete municípios da região administrativa da Emater/RS-Ascar Passo Fundo e 11 pertencentes à região de Caxias do Sul são contemplados com o Projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social na Conservação de Nascentes em Propriedades Rurais Gaúchas, realizado em parceria entre Emater/RS-Ascar e Sicredi Ibiraiaras RS/MG. São eles Capão Bonito do Sul, Caseiros, Ciríaco, David Canabarro, Ibiraiaras, Lagoa Vermelha, Muliterno, São Jorge, Paraí, Nova Araçá, Guabijú, André da Rocha, Nova Bassano, Nova Prata, Protásio Alves, Ipê, Antônio Prado e Campestre da Serra.
A apresentação do Projeto aconteceu nesta quarta-feira (04/10), na sede do Sicredi em Ibiraiaras, para colaboradores da cooperativa de crédito, extensionistas e representantes dos municípios. O projeto já vem sendo desenvolvido em parceria entre Emater/RS-Ascar e Sicredi Serrana e Pioneira e será ampliado para os municípios de abrangência da Sicredi Ibiraiaras RS/MG.
Estiveram presentes as gerências regionais de Passo Fundo e de Caxias do Sul, compostas por Dartanhã Vecchi e Rozimeri Alves Galante e Sandra Dalmina e Gilberto Bonatto, respectivamente, além de extensionistas dos Escritórios Municipais envolvidos. Também participaram o presidente do Sicredi Ibiraiaras RS/MG, Sadi Bento Rigotti, o vice-presidente, Simão Andreazza, e os diretores Pedro Aiolfi e Rogério Tosini.
Os extensionistas rurais da região de Caxias do Sul, Adelaide Kegler Ramos e Neuri Frozza, apresentaram o projeto, seus objetivos, metodologia, contrapartidas, a base legal e os critérios de seleção das famílias. O gerente regional adjunto de Caxias do Sul, Gilberto Bonatto, apresentou o cronograma, visto que o Projeto terá uma duração de três anos. Já o extensionista rural do Regional de Passo Fundo, Ilvandro Barreto de Melo, fez uma apresentação sobre a região de Passo Fundo e sua relação histórico-cultural com o tema Água.
O projeto objetiva a conservação dos recursos hídricos e ambientais, por meio da recuperação e proteção das nascentes em propriedades ruais. O próximo passo do projeto será a capacitação dos extensionistas envolvidos.
Fonte: Emater