ESG

Empresa reforça seu compromisso com a inclusão, a diversidade e a equidade de gênero

Empresa de produção e comercialização de carvão vegetal, tecnologia, mudas e sementes, a Aperam BioEnergia, é a mais nova associada da Rede Mulher Florestal, que atua desde 2018 como uma rede independente para promover a discussão para equidade de gênero no setor florestal.

Pessoas, entidades e empresas que participam da Rede são reconhecidas por fomentar a discussão sobre o tema no setor e na sociedade civil e contribuir para a construção de ambientes de trabalho mais justos, colaborativos e respeitosos, com valorização das diferenças e promoção da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres.

Instalada no Vale do Jequitinhonha (MG), a empresa produz carvão vegetal a partir do cultivo de florestas renováveis de eucalipto que se estendem por uma área de 76 mil hectares e absorvem imensa quantidade de CO2 da atmosfera e protege o meio ambiente com projetos em prol da biodiversidade, tecnologias que otimizam o processo de carbonização e reduzem a emissão de fumaça e atividades de educação ambiental.

Dentro de uma perspectiva de sustentabilidade ESG, a empresa não somente tem forte atuação ambiental como promove o desenvolvimento socioeconômico da região, por meio da geração de emprego e renda, cursos de capacitação – vários deles destinados a mulheres – e financiamento de projetos comunitários selecionados em editais de fomento. Já a sua governança corporativa tem se fortalecido cada vez mais com o avanço de programas como o de Inclusão com Diversidade, que hoje regem todos os processos de RH. 

Para Edimar Cardoso, diretor de Operações da Aperam BioEnergia, “a associação da empresa à Rede Mulher Florestal, neste Mês da Mulher, é um importante passo para o amadurecimento de nossas ações pró-equidade, realizadas internamente, e para que sejamos, externamente, agentes de uma mudança cultural em nosso segmento e na região onde atuamos, junto com novos parceiros com quem compartilhamos a mesma visão”. 

Mariana Schuchovski, presidente do Conselho Diretor da entidade, destaca: “recebemos com alegria a associação da Aperam BioEnergia, a primeira do segmento de energia renovável a se juntar à Rede Mulher Florestal. Ao se engajar com as ações da organização, a Aperam demonstra o compromisso com a promoção da igualdade de gênero nas suas operações, o que, certamente, terá um impacto positivo nas boas práticas internas, assim como no seu entorno e comunidades onde estiver inserida”.