A Copercampos recebeu, neste ano, o certificado que comprova a origem renovável da energia elétrica consumida em suas unidades no período de janeiro a dezembro de 2024. Emitido pela Comerc Energia em parceria com a Sinerconsult, o documento atesta que a cooperativa utilizou energia proveniente de fontes limpas e incentivadas, comercializadas no mercado livre, o que contribuiu significativamente para a sustentabilidade de suas operações.
Com um consumo total de 7.917,515 MWh de energia renovável no período, a Copercampos evitou a emissão de 403,14 toneladas de CO₂ equivalente na atmosfera. Esse resultado representa o mesmo impacto positivo que seria alcançado com o plantio de 2.816 árvores ao longo de 30 anos, segundo metodologia reconhecida e auditada pela ONU.
A metodologia aplicada na elaboração do certificado é baseada em normas internacionais, como o GHG Protocol e o IPCC, sendo validada por auditoria independente da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). O cálculo leva em consideração contratos registrados na CCEE e utiliza como referência o fator médio de emissão do Sistema Interligado Nacional, divulgado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
“Ao aderir ao mercado livre de energia e optar por fornecedores que utilizam fontes incentivadas e renováveis, nossa cooperativa fortalece sua estratégia de responsabilidade socioambiental e reforça seu compromisso com práticas sustentáveis, alinhadas às diretrizes de ESG (Ambiental, Social e Governança). Estamos sendo sustentáveis e de forma transparente e comprovada, demonstrando os benefícios de investir em energia limpa como alternativa para o desenvolvimento do agronegócio”, ressalta o Gerente Operacional Ricardo Saurin.
Fonte: Copercampos