Com o objetivo de divulgar e propagar o Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) em cinco regiões do Rio Grande do Sul, iniciou nesta segunda-feira (15/04), Dia Nacional de Conservação do Solo, a Caravana ILPF – Etapa RS. A expedição técnica e científica ocorre ao longo desta semana com Visita Técnica, Painel de Debates, Dia de Campo e Tarde de Palestras em Eldorado do Sul, Bagé, Rosário do Sul, Ijuí e Passo Fundo.
A abertura oficial da Caravana ILPF – Etapa RS aconteceu no Auditório da Emater/RS-Ascar em Porto Alegre. Logo após a solenidade de abertura, foi apresentado o Aplicativo ILPFDigital e realizado Painel de Debates sobre Desafios da Inserção do Componente Florestal nos Sistemas ILPF no RS, com moderação de Marcelo Muller, da Embrapa Gado de Leite, de Goiás.
O RS possui em torno de 2,2 milhões de hectares com predomínio da Integração Lavoura-Pecuária, sendo o componente Florestal inserido em 15% das propriedades no Estado. “Há muito desconhecimento, por isso precisamos discutir mais sobre isso”, disse o engenheiro florestal da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e coordenador do Plano ABC+RS, Jackson Brilhante. Ele também antecipou que, através do Plano ABC+RS a meta do Governo do Estado é ampliar o Sistema de Integração em um milhão de hectares até 2030.
A extensionista e engenheira florestal da Emater/RS-Ascar, Adelaide Juvena Ramos, ressaltou a importância de mitigar os efeitos dos eventos climáticos extremos. “É preciso planejar a inserção do Sistema ILPF considerando as características das propriedades, ajustando o sistema para otimizar os ganhos econômicos e ambientais”, sugere Adelaide, ao citar avanços na Integração em regiões como Depressão Central e no Noroeste gaúcho, onde há maior incidência de calor extremo. Como fatores limitantes, cita a disponibilidade de mão-de-obra e os investimentos iniciais. “O manejo deve ser pensado na colheita, realizada, conforme os produtos, em períodos diferentes, e na comercialização, já que não há uma cadeia florestal constituída e isso se torna um fator limitante”, observa Adelaide.
O evento ainda contou com a presença da presidente e do diretor técnico da Emater/RS-Ascar, Mara Helena Saalfeld e Claudinei Baldissera, e do diretor executivo da Rede ILPF, Francisco Matturro, bem como de extensionistas, pesquisadores e representantes de instituições parceiras.
ROTEIRO
Até a próxima sexta-feira (19), as atividades serão realizadas municípios de Bagé, Rosário do Sul, Ijuí e Passo Fundo. Para participar, as inscrições para cada município podem ser feitas até a véspera da atividade, a partir da programação, que pode ser acessada aqui.
A Caravana iniciou nesta segunda-feira (15) em Eldorado do Sul, com visita à Estação Experimental Agronômica da Ufrgs, quando foi tratado o tema Adubação de Sistemas.
A atividade segue na terça-feira (16), à tarde, em Bagé, na Embrapa Pecuária Sul, quando serão discutidos Sistema ILPF na Região da Campanha, apresentando, em numa das estações do Dia de Campo, a Experiência da Emater/RS-Ascar em Sistemas Integrados, pelos extensionistas Rodolfo Perske e Gilmar Deponti.
Na quarta-feira (17/04), em Rosário do Sul, a Caravana realiza Visita Técnica na Fazenda Santa Teresinha, na parte da manhã, onde vai avaliar Pastagens Tropicais Perenes em Sistemas ILPF na Metade Sul do RS. A Tarde de Palestras acontece na Fundação Bradesco de Rosário do Sul, a partir da temática Atualidades dos Sistemas ILPF na Metade Sul do RS.
Experiências da Emater/RS-Ascar na região Fronteira Noroeste e Missões do RS, pelo extensionista Felipe Bierger, é uma das palestras da Tarde de Palestras da Caravana em Ijuí, que acontece na quinta-feira (18/04) no Centro de Eventos da Unijuí, quando os participantes discutirão sobre Importância do Componente Arbóreo nos Sistemas Integrados com Pecuária Leiteira.
Com o tema Produção de Forragem e Culturas de Inverno para Gado Leiteiro, acontece em Passo Fundo, na sexta-feira (19), na Embrapa Trigo, o último Painel de Debates da Caravana ILPF. Entre os painelistas está o zootecnista e extensionista da Emater/RS-Ascar, Jaime Eduardo Ries.
Fonte: Emater/RS-Ascar