O anúncio do Plano Safra 2024/2025, previsto para amanhã (26), Rondonópolis (MT), foi adiado pelo governo federal. A decisão foi anunciada após reunião do presidente Lula com os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.
O lançamento deve ser realizado na próxima semana, na quarta-feira (03). De acordo com a Veja, há divergências internas em relação às condições oferecidas pelo Plano. Em maio, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou que o próximo Plano Safra poderia superar o recorde de 2023/2024, quando o crédito rural passou de R$ 364,2 bilhões.
A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) divulgou nota lamentando o adiamento do Plano Safra 2024/2, o que considera uma “demonstração de desorganização e ineficiência do governo federal”. “Importante ressaltar que os produtores rurais ficarão descobertos durante a primeira semana de vigência do plano, ou seja, todos os problemas que estiverem na proposta inicial ainda precisarão ser corrigidos, o que leva mais tempo ainda para a chegada do crédito real aos produtores”, diz o comunicado.