Suínos

ABCS reforça importância do custeio pecuário de forma permanente no Plano Safra 2022/23

Debates em torno do Plano Safra 2022/23 e a falta de orçamento para as demandas do agro foram feitas pela Secretária de Política Agrícola da Pasta (SPA).

Debates em torno do Plano Safra 2022/23 e a falta de orçamento para as demandas do agro foram feitas pela Secretária de Política Agrícola da Pasta (SPA), nesta quinta-feira (24), durante a primeira reunião online da Câmara Setorial de Aves e Suínos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) de 2022.

Ainda sem respostas efetivas para a cadeia suinícola, o diretor do Departamento de Crédito e Estudos Econômicos da SPA do MAPA, Wilson Vaz comentou sobre todo o trabalho da Pasta junto ao Ministério da Economia e reforçou a restrição de recurso no momento. Vaz informou que o montante do Plano Safra já está sendo debatido com intuito de disponibilizar mais recurso aos produtores, comparado com o do ano passado. “Será um ano difícil, mas estamos trabalhando para atender o setor e fomentar o agronegócio”.

Custeio

A Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) ressaltou a importância de incluir e adequar o custeio pecuário de forma permanente, referente a Linha de Capital de Giro (a antiga linha de Retenção de Matrizes), com prazo estendido para suinocultura no Plano Safra 2022/23. “Aproveitamos a reunião da Câmara para solicitar a atenção do MAPA na adequação do custeio pecuário aos suinocultores no próximo Plano Agrícola” frisou a consultora política da ABCS, Ana Paula Cenci.

A Consultora explicou que a ABCS protocolou nessa semana o Ofício 06, que trouxe dados mais recentes sobre a viabilidade da linha para o setor. “A ABCS vem trabalhando assertivamente para a inclusão e adequação ao custeio pecuário de forma permanente no Plano Safra, sem limite de prazo para retirada, proporcionando aos produtores a possibilidade de solicitar o crédito, até o fim do recurso disponível no referido Programa”, disse a Ana Paula.

A pauta da Câmara trouxe também temas como mercados interno e externo de carnes, cenário do milho, autocontrole, a segunda etapa da campanha de vacinação contra PSC em Alagoas e outros temas.