Rio Grande do Sul

Sistema é restabelecido e GTAs voltam ser emitidas pelos produtores

O Sistema estava fora do ar desde o início do mês em razão da indisponibilidade dos sistemas da Procergs devido aos alagamentos em Porto Alegre-RS

Foto de bovinos em pastagem.
Nesse primeiro momento não será solicitado o prazo mínimo para o cadastro | Foto: Fernando Kluwe Dias/Seapdr RS

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) informa que a partir das 12h de hoje (29) a emissão de Guias de Trânsito Animal (GTAs) poderá ser feita diretamente pelos produtores e médicos veterinários habilitados pelo Sistema de Defesa Agropecuária (SDA), no Produtor Online, que foi restabelecido. O Sistema estava fora do ar desde o início do mês em razão da indisponibilidade dos sistemas da Procergs devido aos alagamentos em Porto Alegre-RS.

De forma emergencial, as GTAs foram emitidas em contingência no módulo emergencial que foi disponibilizado na Plataforma de Defesa Sanitária Animal (PDSA-RS), construído pela parceria entre a Seapi e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Com a volta dos sistemas da Procergs, houve a migração dos dados de quase 60 mil GTAs emitidas desde o dia 8 de maio para o SDA. Com isso, algumas propriedades podem apresentar bloqueio para a emissão de guias devido a variação de saldos de animais no sistema, que deverá ser regularizado pelos produtores junto às Inspetorias dos seus municípios.

A partir de agora estão liberadas as emissões de guias para todas as categorias, inclusive para o cadastro de eventos de todas as funcionalidades. Nesse primeiro momento não será solicitado o prazo mínimo para o cadastro, mas a partir do dia 15 de junho volta a ser exigido o prazo preconizado na legislação.

Fonte: Seapi