A digestão dos bovinos ocorre predominantemente no rúmen, através da fermentação provocada por comunidades microbiológicas. O compartimento digestivo dos bovinos funciona como uma câmera de fermentação, com um volume de cerca de 180 litros de material, contendo aproximadamente 150 bilhões de microrganismos por colher de chá. Ou seja, alimentar o gado de maneira saudável é basicamente alimentar sua microbiota ruminal.
“As perturbações ruminais podem resultar em desempenho inadequado do animal e impacto negativo sobre a rentabilidade da propriedade, pois nesse cenário haverá menores taxas de conversão alimentar”, explica Melina Bonato, gerente global da ICC Brazil, empresa de soluções nutricionais naturais à base de leveduras para produção animal.
A especialista, destaca ainda que, cada ingrediente da dieta tem sua importância na manutenção corporal e desempenho dos animais, “contudo, para que os alimentos cumpram seu papel é preciso que sejam satisfatoriamente consumidos e digeridos.”
Para alcançar as metas de produção, “é fundamental garantir o balanço adequado entre os ingredientes da dieta conforme a disponibilidade dos nutrientes contidos e cuidar para que o produto resultante seja atrativo aos animais”, finaliza Melina.
Fonte: ICC Brazil.