Pecuária

RS terá quatro novos voos do interior para SP em 2022

A partir de 2022, o Rio Grande do Sul terá novos voos ligando o interior do Estado ao aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo. As novas linhas foram anunciadas na manhã desta quarta-feira (17) pelo governador Eduardo Leite e pelo CEO da Gol Linhas Aéreas, Paulo Kakinoff.

As cidades contempladas serão Pelotas, Uruguaiana, Santo Ângelo e Santa Maria. No total, a Gol terá voos diretos para sete destinos no RS, incluindo Porto Alegre, Caxias do Sul e Passo Fundo. Com isso, o Rio Grande do Sul se torna o Estado com maior número de voos partindo de fora da capital diretamente para o aeroporto de Guarulhos.

As rotas vão operar com horários dentro do banco de voos, o que significa que, ao chegarem a Guarulhos, os passageiros podem fazer conexões para outros destinos – no Brasil e exterior – em até uma hora e meia.

Rotas

As operações em Pelotas serão iniciadas em 17 de janeiro. A rota será operada com avião Boeing 737-700, com capacidade de 138 passageiros. Santo Ângelo receberá voos diretos de Guarulhos operados, também com Boeing 737-700, a partir de 4 de julho de 2022.

De acordo com a Gol, a rota entre Uruguaiana e Guarulhos é fruto de parceria entre a companhia aérea e a Voepass. Com início previsto para 5 de abril do próximo ano, terá três frequências semanais, às terças, quintas e sábados. Os bilhetes serão comercializados exclusivamente pela Gol, e os voos, operados pela companhia parceira com a aeronave ATR-72, com capacidade para 68 passageiros.

Também em parceria entre a Gol e a Voepass, a rota entre Santa Maria e Guarulhos terá operações que se iniciam em 26 de outubro de 2022.

Os bilhetes para Pelotas e Uruguaiana já estão disponíveis e podem ser comprados no site e no aplicativo da companhia, nas lojas Gol nos aeroportos, pelo telefone da Central de Relacionamento (0300 115 2121) e em agências de viagem. As vendas de passagens para Santo Ângelo e Santa Maria começam no primeiro trimestre de 2022.

Confira a previsão de datas para que os voos:

  • Pelotas: 17 de janeiro de 2022
  • Uruguaiana: 5 de abril de 2022
  • Santo Ângelo: 4 de julho de 2022
  • Santa Maria: 26 de outubro de 2022

Anúncio

O anúncio das novas rotas foi realizado no Palácio do Piratini. “Essas novas rotas vão conectar todas as regiões do Estado ao principal hub da América do Sul, que é o aeroporto de Guarulhos, e de lá para praticamente qualquer lugar do mundo. Com isso, aproximamos pessoas, regiões e negócios, o que tem impacto econômico relevante para a competitividade do Estado”, disse o governador Eduardo Leite.

“Agora o Rio Grande do Sul se torna o Estado que, com apenas uma parada, vai permitir que a maior quantidade de cidades fora da capital tenha esse acesso ao mundo todo, por meio do aeroporto de Guarulhos, com uma frequência de três a quatro vezes por semana, contemplando todas as necessidades de lazer e trabalho”, disse o CEO da Gol.

Foto de cerimônia com uma pessoa falando em uma tribuna e outras sentadas assistindo. Todos usam máscaras.

Além do governador e de Kakinoff, também estiveram presentes o secretário Juvir Costella (Logística e Transportes), o secretário Luiz Henrique Viana (Meio Ambiente e Infraestrutura) e o presidente da Frente Parlamentar da Aviação Regional e líder do governo na Assembleia, deputado Frederico Antunes. Os prefeitos Ronnie Mello (Uruguaiana), Jorge Pozzobom (Santa Maria) e Jacques Barbosa (Santo Ângelo) e o vice-prefeito Idemar Barz (Pelotas) também participaram da cerimônia.

Histórico

Em abril, a Gol Linhas Aéreas havia manifestado interesse em fazer voos regulares a partir das cidades de Pelotas e Uruguaiana diretamente para São Paulo, no aeroporto de Guarulhos, três vezes por semana. A previsão, na época, era de que esses voos já fossem operados em 2021 e, a partir de 2022, a companhia pretendia incluir Santo Ângelo e Santa Maria, também três vezes por semana e com destino ao aeroporto de Guarulhos.

Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional

O Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR) foi criado em 2015 e tem o intuito de promover o crescimento econômico, social e turístico do Rio Grande do Sul com a ampliação das rotas de voos regulares e a qualificação dos aeroportos regionais.

Fonte: Secom/RS