Mesmo com ocorrência de chuvas, as altas temperaturas continuam a causar estresse térmico aos animais, que acabam reduzindo a alimentação, o que é agravado pela falta de pastagens e de água de qualidade para dessedentação.
Apesar de estar ocorrendo o período reprodutivo, os índices de prenhes seguem baixos, também influenciados pelos efeitos da estiagem na baixa oferta de volumosos. Comunica o Informativo Conjuntural elaborado pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).
Regionais
Em Alegrete, já são estimadas perdas de 15% no peso dos terneiros que serão comercializados a partir de abril, resultado da queda de produção de leite das matrizes e da falta de pastagens. Em Itacurubi, o cenário continua grave, com novos registros de mortes de bovinos, que totalizam 310 animais desde o início do período de estiagem. Em Maçambará, o rebanho mantido a campo segue com perda de condição corporal e não há oferta disponível de feno e silagem para suplementação. Já na região da Campanha, a situação é menos grave, pois ainda há disponibilidade de água dessedentação e as pastagens começaram a reagir, após as últimas chuvas.
Nas Missões, não houve precipitações suficientes para garantir o rebrote vigoroso nas áreas de campo nativo, permanecendo o quadro de falta de forragem para pastoreio, inclusive com novos relatos de óbitos de animais. Há diminuição de matrizes inseminadas e os produtores estão tendo que realizar o desmame precoce, como forma de garantir a manutenção do escore corporal das matrizes.
Na regional de Pelotas, na Serra do Sudeste, as chuvas não foram suficientes, mas já melhoraram a situação das aguadas e dos reservatórios. As temperaturas amenas têm favorecido o conforto térmico, melhorando o desempenho dos animais em pastejo.
Nas regionais de Soledade, Caxias do Sul e Passo Fundo, as chuvas propiciaram condições para o rebrote das pastagens, aumentando a oferta de alimento volumoso. Já na regional de Santa Maria, maior parte dos rebanhos têm apresentado diminuição do escore corporal, principalmente dos rebanhos de cria, que possuem exigências nutricionais maiores.