Bovinocultura

Feiras e exposições mostram a qualidade da pecuária gaúcha

Calendário inclui a Expoleite Fenasul, Congresso Mundial Braford, ExpoBrangus e Fenagen Promebo

evento.
Evento ocorre de 14 a 18 de maio, no Parque Assis Brasil em Esteio (RS) | Foto: Nestor Tipa JúniorAgroEffective/Divulgação

Os próximos dias serão movimentados, com a realização de alguns dos principais eventos da pecuária gaúcha. Na última segunda-feira foi lançada, em Porto Alegre (RS), a 18ª Fenasul e 45ª Expoleite. Mas o calendário de feiras e exposições ainda prevê a Exposição Nacional Hereford e 9º Congresso Mundial Braford, a ExpoBrangus e a Fenagen Promebo.

Como tradição, o lançamento da 18ª Fenasul e 45ª Expoleite contou com as estrelas da festa: duas vacas holandesas, três cabras e um exemplar de cavalos da raça Árabe. O ato ocorreu na sede da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em Porto Alegre. A Fenasul Expoleite 2025 ocorre de 14 a 18 de maio, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

O evento reúne produtores rurais, empresas, entidades e lideranças do agro, além de contar com exposição de animais e realização de concurso leiteiro, avaliação morfológica, seminários e eventos técnicos. A feira é uma realização da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) e da Seapi, com co-promoção da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) e prefeitura de Esteio.

Junto com a Fenasul Expoleite também ocorre o 10º Rodeio Fenasul, a Feira da Agricultura Familiar, que este ano conta com 40 estandes para as agroindústrias, o 3º Rodeio Artístico de Esteio e a 4º Multifeira de Esteio, com exposição da indústria, comércio, serviços e artesanato do município, shows musicais todos os dias, apresentações culturais, espaços de inovação e kids, entre outras atrações.

Este ano, a grande novidade é o 2º Campeonato Pan-Americano de Assadores Ancestrais, organizado pelo chef Edi da Gre e a Associação Gaúcha de Churrasqueiros e Chefs. Além da competição de parrilleros e assadores, onde são esperados cerca de 300 chefs de 14 países, também será assada a maior linguiça do mundo – 150 metros -, e o maior carreteiro do mundo, com dez toneladas de alimentos que podem servir cerca de 20 mil pessoas. Uma iniciativa que une a gastronomia, a cultura e a ação social, com a distribuição da comida para entidades e comunidades carentes.

Congresso Mundial Braford

 De 28 de abril a 4 de maio a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) promoverá a Exposição Nacional Hereford e 9º Congresso Mundial Braford Os eventos reunirão criadores e expositores de todo o mundo, e oferecem uma excelente oportunidade para a promoção e valorização da genética Hereford e Braford.

A programação do Congresso Mundial inclui uma gira técnica em municípios onde estão alguns dos principais criatórios da raça sintética. As visitas começam na Fazenda Pitangueira, de Itaqui (RS). Depois, os participantes da gira vão até a Estância do Sossego, em Uruguaiana, e na Estância Bela Vista, em Santana do Livramento (RS). O roteiro termina na Fazenda Santa Tereza, em Camaquã (RS).

Atividades ocorrerão após Gira Técnica por quatro propriedades gaúchas | Foto: Fábio Quadros/Divulgação

O gerente executivo da ABHB, Felipe Azambuja, destaca a particularidade do evento, dividido em duas etapas, com a passagem de criadores pelos criatórios, com troca de informações técnicas, observação dos animais e momentos de confraternização. “A partir do dia 1º de maio, quando chega a gira no parque Assis Brasil, nós temos como destaque a exposição, que é a segunda etapa”, ressalta. Os julgamentos, tanto da raça Braford quanto da Hereford, serão nas modalidades argola e rústicos, divididos entre terneiros e adultos.

Esta iniciativa é realizada a cada três anos e ocorreu pela primeira vez no Brasil, em 2009, em Uruguaiana (RS), na Fronteira Oeste do Estado. O congresso contou com a presença de mais de 400 criadores e representantes de diversos países, se tornando um marco no setor. Ao longo dos anos, o Congresso Mundial Braford foi sediado em outros países, como Argentina (2003), Austrália (2006), Uruguai (2009), Paraguai (2012), África do Sul (2015), Estados Unidos (2018) e Argentina novamente em 2022.

ExpoBrangus

A ExpoBrangus 2025 movimentará as pistas do Parque da Agrícola e Pastoril, do Sindicato Rural de Uruguaiana (RS) entre os dias 19 e 22 de maio. Promovida pela Associação Brasileira de Brangus (ABB) e pelo Núcleo Brangus Sul, a mostra terá como foco neste ano o Congresso Mundial Brangus, que será realizado em Londrina (PR) em 2026.

A programação da raça sintética contará com julgamento de reprodutores rústicos e de argola. A agenda ainda inclui ‘Asadito’ – encontro para troca de informações entre os criadores e degustação de carne Brangus. Outro destaque da mostra será o Leilão Brangus Coleção 2025 – Rumo ao Mundial.

Fenagen Promebo

A programação da segunda edição da Feira Nacional de Genética Promebo (Fenagen Promebo), organizada pela Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), já está em andamento. O evento, que ocorrerá entre os dias 2 e 5 de julho, na Associação Rural de Pelotas (RS), terá formato similar ao da primeira edição, com palestras e fóruns, além dos julgamentos de bovinos.

A superintendente de Registro Genealógico da ANC, Silvia Freitas, uma das responsáveis pela definição da programação do evento, informa que esta edição da Fenagen Promebo irá novamente iniciar pelo Fórum Promebo na Prática, que terá como tema a produção de carne. Segundo ela, serão trabalhadas palestras técnicas ligadas à influência do melhoramento genético sobre a produção de carne.

Silvia também destaca que os julgamentos de bovinos terão um ajuste em relação a 2024. “No ano passado, o nosso julgamento teve uma ponderação de 70% para o desempenho genotípico dos animais e de 30% para o desempenho fenotípico. Este ano, com o objetivo de buscar mais equilíbrio e atendendo ao pedido dos próprios expositores, fizemos uma mudança. Serão atribuídos 60% ao desempenho genotípico e 40% ao desempenho fenotípico dos animais em pista”, ressalta. Os julgamentos das raças Angus e Ultra Black ocorrerão no dia 3 de julho. O das raças Brangus, Charolês e Devon serão realizados no dia 4. A avaliação das raças Hereford e Braford será no dia 5.