A programação da 9ª edição do Congresso Mundial Braford, que ocorrerá no primeiro semestre de 2025 no Rio Grande do Sul, incluirá uma gira técnica de ao menos três dias em municípios da Fronteira Oeste onde estão alguns dos principais criatórios da raça sintética. As visitas começam na Fazenda Pitangueira, de Itaqui. Depois, os participantes da gira vão até a Estância do Sossego, em Uruguaiana, e na Estância Bela Vista, em Santana do Livramento. O roteiro termina na Fazenda Santa Tereza, em Camaquã. “A gira percorrerá 980 quilômetros pelas cidades produtoras de Hereford e Braford no Brasil”, adianta a vice-presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Clarissa Rohde Lopes Peixoto.
A criadora salienta que, com o roteiro, os criadores ou os interessados em conhecer um pouco mais da raça Braford poderão visitar alguns criatórios que têm importância dentro da raça. “Eles terão a oportunidade de ver vários tipos de biomas dentro do Rio Grande do Sul”, afirma. Clarissa lembra que a Pitangueira liderou, por dez anos consecutivos, o Ranking Brasileiro de Criadores de Braford, da ABHB. “Até agora, nenhum outro criatório conseguiu repetir esse feito”, observa. Ela acrescenta que o Braford produzido na Pitangueira é resultado do cruzamento das raças Hereford e Nelore. “Nós produzimos um animal para regiões mais desafiadoras, que é diferente, ele anda mais”, sublinha.
Intercâmbio de conhecimento
O Congresso Mundial Braford ocorrerá no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, (RS) entre os dias 28 de abril e 4 de maio de 2025. O objetivo é promover a integração global da genética Braford, reunindo criadores de diversos países para trocar informações e experiências.
O evento discutirá os avanços mais recentes no setor, abordando temas como aprimoramento da produção, genética, nutrição e mercados, conforme o presidente da ABHB, Eduardo de Souza Soares. O dirigente frisa que o congresso mundial é um grande desafio porque os olhos do mundo de criação de Braford estarão voltados ao Brasil. “Isso aumenta muito a responsabilidade dos criadores de Braford brasileiros, da nossa associação, do nosso mercado”, ressalta.
Soares, que é titular da Estância Carcávio, de Santana do Livramento, garante que os criadores de Braford mostrarão genética de qualidade e, sobretudo, demonstrarão ao mercado e, para quem não é criador de Braford, que se trata de uma raça que é uma ótima opção de aumento de lucratividade nas fazendas. “O Braford é uma raça que se adapta em qualquer ambiente do Brasil. Então é para isso que nós vamos trabalhar o mundial de Braford de 2025”, reforça.
Atividades
O presidente da ABHB diz que o congresso Braford prevê uma série de atividades que permitirá conferir o trabalho dos criadores da raça, e será uma forma de mostrar a qualidade e a adaptabilidade da raça diante do restante do mundo. O evento é realizado a cada três anos e ocorreu, pela primeira vez no Brasil, em 2009. O congresso contou com a presença de mais de 400 criadores e representantes de diversos países, se tornando um marco no setor. Ao longo dos anos, o Mundial Braford foi sediado em outros países, como Argentina (2003), Austrália (2006), Uruguai (2009), Paraguai (2012), África do Sul (2015), Estados Unidos (2018) e Argentina novamente em 2022.
A raça Braford está em crescimento constante em escala global, com uma adesão significativa de criadores que estão investindo em genética de alta qualidade, de acordo com a ABHB. Como resultado desse avanço, a raça vem se destacando e conquistando espaço no Brasil. “O Braford cresceu muito em todo o País, principalmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Maranhão”, sublinha o presidente da ABHB. A entidade conta atualmente com 320 associados em oito estados e tem mais de 400 mil animais registrados vivos ativos.
Embaixador
O pesquisador Joal Brazzale Leal, da Embrapa Pecuária Sul, de Bagé (RS), foi intitulado Embaixador Mundial Braford e terá seu nome na pista de julgamento do 9º Congresso Mundial da raça Braford. A homenagem foi realizada durante a 47ª Expointer, em Esteio. Conforme Leal, a homenagem é um reconhecimento que se estende à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), pelos relevantes serviços prestados para o desenvolvimento e consolidação da raça no Brasil.
“É com grande honra e reconhecimento que a ABHB homenageia Joal Brazzale Leal como embaixador do Mundial Braford 2025. Ao dar seu nome à pista de julgamento do evento, celebramos sua contribuição indispensável e seu trabalho incansável em prol da raça Braford. Sua dedicação e paixão são parte fundamental da história do Braford brasileiro e esta homenagem reflete o impacto duradouro de sua trajetória”, destaca a placa que referenda a distinção, entregue ao pesquisador pelo presidente da ABHB, Eduardo Soares.