Pecuária

Brasil tem dois casos suspeitos de mal da vaca louca em humanos

Atualização: Mapa afirma que casos divulgados como suspeitos de vaca louca não têm relação com consumo de carne

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmou hoje (11) que está investigando dois casos suspeitos do mal da vaca louca. Os pacientes são moradores da Baixada Fluminense e estão internados, em isolamento, no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz). Um deles reside em Belford Roxo, e o outro, em Duque de Caxias, conforme a Secretaria Municipal de Saúde do Rio. Mais detalhes sobre os casos, como o local da possível contaminação, não foram informados.

Encefalopatia espongiforme bovina, popularmente conhecida como ‘Doença da Vaca Louca’ é uma doença degenerativa que atinge o sistema nervoso do gado e seus sintomas incluem agressividade e falta de coordenação. A doença pode ser transmitida para humanos por meio do consumo de carne contaminada.

Dois casos de vaca louca foram confirmados em setembro em frigoríficos de Minas Gerais e de Mato Grosso. Eles foram considerados atípicos e que não significavam risco para a cadeia de produção ou para a população. Os casos levaram à suspensão da exportação de carne bovina para a China, maior comprador da carne brasileira.

Com informações de G1 e Agência Brasil

Notícia atualizada às 16h45