Pecuária

Brasil e Paraguai debatem autorização para a criação de tilápia em Itaipu

A criação de tilápia no lago da Usina Hidrelétrica de Itaipu foi um dos temas tratados em reunião nesta quarta-feira (24) entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez.

Dados da Agência Nacional de Águas (ANA) mostram que a capacidade de produção de peixe no reservatório da Usina Hidrelétrica de Itaipu é de 400 mil toneladas por ano. Atualmente, o cultivo de tilápias em tanques no reservatório de Itaipu não é permitido pela legislação do Paraguai.

O encontro também contou com a participação da ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e do secretário de Aquicultura e Pesca do Mapa, Jorge Seif Jr. A autorização para a criação de tilápia no reservatório possibilitará um aumento de 40% na produção do Brasil e de 20 vezes no Paraguai, segundo Seif.

“Existe uma lei dentro do parlamento paraguaio que precisa ser alterada. Estamos fazendo as tratativas não só com o poder executivo, mas também no legislativo para avançarmos nessa grande pauta para a aquicultura, para a piscicultura, para a tilapicultura e também para o Paraná, que já é o maior criador de tilápia do Brasil”, explicou o secretário após a reunião.

A ministra disse que o assunto é de grande importância e relevância para os produtores brasileiros e paraguaios. A legislação brasileira já permite a produção de tilápia. Além disso, o Brasil vai realizar um seminário em fevereiro do ano que vem com parlamentares e produtores do Paraguai para possibilitar “um grande entendimento sobre esse investimento que será importantíssimo para os dois países amigos”, segundo a ministra.

Segundo Bolsonaro, há uma enorme vontade do governo Paraguaio para autorizar a questão. “É muito bom para os dois países”, ressaltou.

Fonte: Mapa

Confira também: Tecnologia impacta na produtividade e qualidade da tilápia em propriedade de Constantina