A primeira projeção do Valor Bruto da Produção (VBP) das principais cadeias agropecuárias de Mato Grosso para 2024 foi divulgada. No setor lácteo, o VBP registrou um ajuste negativo de 0,11% em relação a 2023, estimando-se em R$ 780,52 milhões para o ano de 2024.
Esse resultado é consequência de uma queda de 0,18% na projeção da produção de leite no estado. Essa redução é atribuída, em grande parte, às condições climáticas adversas causadas pelo El Niño, somadas ao desânimo dos produtores diante da baixa precificação do leite ao longo de 2023.
Por outro lado, na primeira estimativa, o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) prevê que a cotação do leite apresentará um leve ajuste positivo em comparação à média do ano anterior.
Esse movimento é resultado da expectativa de desaceleração nas importações de produtos lácteos em 2024, devido às projeções de aumento nos preços internacionais, bem como às ações governamentais para reduzir a atratividade das compras externas pelo Brasil.