O ano de 2021 foi extremamente desafiador para o setor de laticínios da Rússia, não apenas por causa da pandemia da Covid-19, mas devido a regulamentações governamentais excessivas, disse Artem Belov, diretor executivo do sindicato russo de produtores de leite, Soyuzmoloko.
“A regulamentação estatal que tivemos no setor nos últimos 5 a 10 anos é simplesmente incomparável com o que temos agora”, disse Belov, explicando que as autoridades estão tentando controlar os preços dos produtos lácteos tanto nas bolsas de commodities quanto nas prateleiras do supermercado.
Além disso, disse ele, os requisitos ecológicos para fazendas de leite e empresas de laticínios também foram significativamente apertados em 2021. “Todos nós percebemos que essas são boas ideias, mas o problema é que elas devem ser implementadas no momento certo e não devem colocar o negócio em uma posição onde não haja oportunidade de desenvolvimento”, disse Belov.
Custos de produção disparados
Essas mudanças nos regulamentos governamentais ocorreram em segundo plano em meio à pandemia da Covid-19, e a difícil situação econômica na Rússia está, de certa forma, associada a ela. “Quase todos os fatores que compõem os custos de produção: matérias-primas, ração, medicamentos veterinários, reprodutores, equipamentos, embalagens e até paletes para produtos lácteos subiram de preço”, disse Belov.
Os investidores estão fugindo
Esses fatores, no total, levaram a uma redução na lucratividade das empresas de laticínios, limitando a entrada de novos investimentos, admitiu Belov. Ele previu que os investidores que topam maior risco provavelmente continuarão seus projetos na indústria de laticínios russa, enquanto os investidores mais conservadores devem sair. “Estamos todos cientes de que a indústria agrícola e especialmente a de laticínios, em que o retorno é bastante longo, é um setor de investidores principalmente conservadores”, acrescentou.
Belov acrescentou que a indústria de laticínios também está sofrendo com a redução do poder de compra da população russa, o que acaba prejudicando a demanda doméstica por laticínios. “Algum crescimento na demanda por produtos lácteos russos pode ser alcançado por meio das exportações, já que existem grandes oportunidades no mercado global. No entanto, também vemos algumas restrições sérias neste campo”, disse Belov.
O próximo ano provavelmente será difícil, afirmou Belov, acrescentando que, em um cenário favorável, poderá estabelecer as bases para o crescimento futuro do setor. Por outro lado, disse Belov, os fatores que afetam negativamente a indústria de laticínios russa em 2021 podem piorar ainda mais no próximo ano, sob certas condições.
As informações são do Dairy Global, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint.