Análise

Por que o produtor de leite deve acompanhar os preços nas gôndolas dos supermercados?

O comportamento dos preços nas gôndolas nos dá mais uma indicação de como está a demanda por parte dos consumidores

Derramando leite em copo na cozinha de casa
a variação de preços do leite longa vida e da muçarela impacta no preço do leite pago ao produtor | Foto: Banco de imagens

por Juliana Pila – editora-chefe da área de pecuária de leite da Scot Consultoria

Ao analisar a correlação de preços dos produtos lácteos no mercado varejista e o preço do leite pago ao produtor, encontramos uma correlação positiva média de 0,98.

A correlação de Pearson varia de -1 a 1 e, quanto mais próxima de 1, mais forte é a correlação entre as variáveis analisadas, ou seja, maior a possibilidade dessas séries de informações aumentarem ou diminuírem de modo semelhante.

Nesse caso, a variação de preços do leite longa vida e da muçarela impacta no preço do leite pago ao produtor.

Evolução dos preços do leite longa vida (l) e da muçarela (kg)*, em São Paulo, e do preço do leite pago ao produtor (l), média Brasil, desde 2015 | Fonte: Scot Consultoria

Assim, o comportamento dos preços nas gôndolas nos dá mais uma indicação de como está a demanda por parte dos consumidores e, consequentemente, se a indústria acelera ou tira o pé do acelerador na busca por matéria-prima.

Expectativas

O mercado está pressionado. Para o curto prazo, a cadeia deve ser marcada por um crescimento da oferta de leite, puxados pela recuperação da produção nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, com a temporada das chuvas. Porém, a diminuição da produção na região Sul tende a limitar essas altas, fazendo com que o crescimento possa ser menor do que o esperado.

Além disso, os consumidores devem buscar por preços mais baixos nas prateleiras dos supermercados após as altas recentes, fazendo com que a pressão dos compradores por correções de preços continue ocorrendo.

Final

Sabemos que a atividade leiteira dentro da porteira possui pouco poder de barganha, portanto, acompanhar o mercado nos mais diversos elos e compreender as variáveis que o influenciam, ajuda a criar estratégias que impactam menos seu negócio.

Fonte: Scot Consultoria