por Juliana Pila – editora-chefe da área de pecuária de leite da Scot Consultoria
Ao analisar a correlação de preços dos produtos lácteos no mercado varejista e o preço do leite pago ao produtor, encontramos uma correlação positiva média de 0,98.
A correlação de Pearson varia de -1 a 1 e, quanto mais próxima de 1, mais forte é a correlação entre as variáveis analisadas, ou seja, maior a possibilidade dessas séries de informações aumentarem ou diminuírem de modo semelhante.
Nesse caso, a variação de preços do leite longa vida e da muçarela impacta no preço do leite pago ao produtor.
Assim, o comportamento dos preços nas gôndolas nos dá mais uma indicação de como está a demanda por parte dos consumidores e, consequentemente, se a indústria acelera ou tira o pé do acelerador na busca por matéria-prima.
Expectativas
O mercado está pressionado. Para o curto prazo, a cadeia deve ser marcada por um crescimento da oferta de leite, puxados pela recuperação da produção nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, com a temporada das chuvas. Porém, a diminuição da produção na região Sul tende a limitar essas altas, fazendo com que o crescimento possa ser menor do que o esperado.
Além disso, os consumidores devem buscar por preços mais baixos nas prateleiras dos supermercados após as altas recentes, fazendo com que a pressão dos compradores por correções de preços continue ocorrendo.
Final
Sabemos que a atividade leiteira dentro da porteira possui pouco poder de barganha, portanto, acompanhar o mercado nos mais diversos elos e compreender as variáveis que o influenciam, ajuda a criar estratégias que impactam menos seu negócio.
Fonte: Scot Consultoria