Leite

Mapa anuncia R$ 700 milhões para ajudar produtores de leite

“Desenrola leite” contará com apoio do Banco do Brasil e BNDES 

O secretário executivo do Ministério da Agricultura e Pecuária em exercício, Cléber Soares, anunciou nesta terça-feira (19) um novo programa para socorrer os produtores de leite, que vivem uma crise causada pela queda nos preços provocada pela importação de lácteos. O “Desenrola Leite”, conforme divulgou o Soares, contará com recursos na casa dos R$ 700 milhões.

Sem dar detalhes de como funcionará o socorro, o secretário se limitou a dizer que o novo programa será uma parceria entre o ministério, o Banco do Brasil e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Os produtores de leite vem sofrendo com a importação de leite vindos de países do Mercosul, principalmente a Argentina, onde o produtor conta com subsídios do governo na produção leiteira e importa a custos muito baixos para o Brasil, prejudicando a atividade dos produtores brasileiros.

O anúncio do “Desenrola Leite” foi feito durante uma solenidade na sede da A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Brasília, que reuniu ministros da Pesca e Aquicultura, Desenvolvimento Agrário, além do próprio Mapa, para a assinatura de acordos entre os órgãos.

CRISE

Outras medidas de socorro aos produtores foram anunciadas pelo Ministério da Agricultura ao longo do ano, mas foram vistas como insuficientes para o setor, que chegou a comparar as medidas do governo como “ uma gota no oceano”. Uma das medidas anunciadas foi a compra de leite em pó.

Com informações, AgroMais