Bovinos

Experimento em bovinos é realizado em Hulha Negra

Pesquisa visa sincronizar ovulação das fêmeas para os nascimentos ocorrerem ao mesmo tempo.

4 bois de cor cinza olham curiosamente para a câmera.
Imagem de rita and mit

O trabalho é parte do projeto “Alternativas para o controle do ciclo  estral de bovinos e ovinos”, coordenado pelo professor e pesquisador Bernardo Gasperin, da UFPEL.

Os associados do projeto são a Unidade do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA), da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), localizada em Hulha Negra, está realizando um experimento em parceria com a Rede de Fisiopatologia e Biotécnicas da Reprodução Animal (FIBRA-RS). A Rede é coordenada pelo professor titular e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) Paulo Bayard Dias Gonçalves, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Ela conta com a participação de pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Instituto Federal Farroupilha (IFFAR), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O objetivo é identificar alternativas e adaptar os protocolos hormonais existentes para a indução de ciclicidade e controle de cio. Segundo o médico veterinário Gabriel Fiori, analista agropecuário da Unidade de Pesquisa, o projeto idealiza informar os agricultores. “A IATF é uma técnica que consiste em sincronizar a ovulação das fêmeas, o que vai fazer com que os nascimentos ocorram ao mesmo tempo, também, facilitando o manejo e garantindo lotes de terneiros mais homogêneos”, destaca Fiori.

A Rede “FiBRA-RS: Fisiopatologia e Biotécnicas da Reprodução Animal” busca analisar os ‘gargalos’ identificados nos sistemas de produção de bovinos, ovinos e suínos do Rio Grande do Sul e buscar alternativas. A unidade de Hulha Negra foi fundada em 1929, inicialmente pesquisando trigo,depois passou a priorizar a produção animal, com o desenvolvimento da bovinocultura de leite e corte. Atualmente, mantém o foco em Projetos de Pesquisa sobre Pecuária e Bioma Pampa, além de abrigar a estrutura do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS). Possui também parceria com o Programa Sentinela do Departamento de Defesa Agropecuária (DDA) da Seapi, com a destinação de uma área para atender animais apreendidos por este programa.

As informações são da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção sustentável e Irrigação.