Leite

Entidades de produtores se afastam do Conseleite/RS

Entidades ligadas à produção de leite decidiram na sexta-feira (19) que não participarão, por hora, das reuniões do Conselho Paritário Produtores/ Indústrias de Leite do Estado do Rio Grande do Sul (Conseleite). A nota com a decisão foi assinada pelos presidentes da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) e Associação de Criadores de Gado Jersey do Rio Grande do Sul (Jersey-RS). A principal crítica é ao cálculo que define o preço base do produto, que estaria beneficiando as indústrias.

“Tal decisão deve-se ao fato das entidades não concordarem com o presente modelo de discussão que leva à conclusão do preço base do leite, pois as indústrias trabalham com dados altamente atualizados e não admitem o mínimo prejuízo ou diminuição de lucro enquanto os dados do custo de produção são desatualizados e o produtor não tem paridade de disputa para amenizar o seu prejuízo”, informa o comunicado.

O Conseleite é uma associação civil que reúne representantes de produtores rurais de leite do estado e de indústrias de laticínios.

Na última semana, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) também decidiu não participar mais das reuniões do (Conseleite-RS). A entidade também critica a metodologia de formação e divulgação do preço e considera que as indústrias são beneficiadas.

Texto: Bruna Scheifler/Destaque Rural