Leite

Autorização que facilita venda de leite por pequenos laticínios é prorrogada

A medida beneficia pequenos laticínios e cooperativas, segundo a Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite).

O Ministério da Agricultura prorrogou até 30 de junho de 2022 a autorização para que uma indústria sob inspeção federal (SIF) continue recebendo leite de estabelecimentos inspecionados pelos serviços estaduais e municipais.

medida beneficia pequenos laticínios e cooperativas, segundo a Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite). Diz o ofício que “os estabelecimentos sob SIF devem manter registros auditáveis do recebimento que garantam a rastreabilidade da matéria-prima bem como permitam constatar que estão em conformidade com os padrões legais vigentes”. Além disso, estabelece que “os estabelecimentos registrados em outras instâncias de inspeção terão o prazo máximo de 30/06/2022 para adesão ao SISBI-POA, caso desejem continuar com a operação”.

A extensão do prazo foi solicitada pelo presidente da Abraleite, Geraldo Borges, ao secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal. Além de Leal, também assina o ofício a diretora do Dipoa, Ana Lúcia Viana.

Borges diz que a cadeia do leite vive um momento delicado, com custos elevados e consumo de lácteos comprometido pelos problemas econômicos do país. “É o caso dos queijos, por exemplo, que eram amplamente comercializados por essas pequenas indústrias e cooperativas”, afirma. O presidente da Abraleite lembra que as indústrias que operam sob inspeção federal possuem mais opções de escoamento. 

Fonte: MilkPoint