Os portões da Cidade do Leite se abriram para os visitantes do Agroleite 2022. A cerimônia de abertura do evento aconteceu na manhã de hoje (16), na Arena Agroleite, em Castro – PR. Promovida pela Castrolanda, a edição possui o tema Reencontros, pois marca o retorno presencial do evento após dois anos afastados. Durante a abertura, a organização prestou homenagem às vítimas da Covid-19.
Na solenidade de abertura, o presidente da Castrolanda, Willem Berend Bouwman, ressaltou que o evento é uma grande vitrine de tecnologia e oportunidades. “Produzimos um dos alimentos mais perfeitos do mundo, o leite, e a Capital Nacional do Leite sente-se honrada em receber toda a sua cadeia produtiva. Temos aqui uma semana de muitas oportunidades, novas tecnologias, serviços e produtos que serão apresentados junto com as empresas e assim atendemos a missão do Agroleite de gerar conhecimento e negócios”, destacou.
Representando os produtores de leite do Brasil, o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa, Hans Groenwold, citou que o Agroleite é o ambiente ideal para que os criadores compartilhem suas experiências e mencionou a alegria de receber produtores de todo o Brasil em Castro.
Do cooperativismo, José Roberto Ricken, presidente do Sistema Ocepar, enalteceu os números da produção de leite da Unium, marca que representa os projetos industriais em que a cooperativa Castrolanda atua junto com a Capal e a Frísia. “Porque o Agroleite é tão importante? A Unium é a maior cooperativa do Brasil em recepção de leite, um orgulho enorme para o Sistema OCB e todo o cooperativismo, e ainda a segunda maior empresa em recepção de leite, com mais de três milhões de litros por dia”, disse.
Norberto Ortigara, secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, fez a saudação pelo governo do Estado do Paraná e pelo vice governador, Darci Piana, também presente. “Essa união do produtor rural, criador, com aqueles que fornecem soluções faz bem para o nosso negócio. Se faz bem para nosso negócio, fará com certeza bem para nossa renda, para a economia do Paraná e do Brasil”, refletiu.
O evento segue até o sábado (20) com intensa programação, entre julgamento de animais, fóruns, Trilha do Leite, dinâmica de máquinas e visitas a propriedades de leite. A entrada e todas as atividades são gratuitas. O evento é realizado na Cidade do Leite, recinto de exposições da Castrolanda, e Parque de Exposições Dario Macedo, localizados no km 198 da PR 340.
Todas as informações estão disponíveis no site www.agroleitecastrolanda.com.br.
Fonte: Divulgação