A Embrapa Clima Temperado (RS), junto da Emater/RS-Ascar e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), realiza, no dia 26 de outubro, a 11º edição do Dia de Campo do Leite, na Estação Experimental Terras Baixas (ETB), no município do Capão do Leão (RS). O tema principal desta edição será “Leite Seguro: gestão, eficiência e sustentabilidade da atividade leiteira”.
O Programa Leite Seguro, da Embrapa, acompanhou durante os anos de 2022 e 2023 cerca de 200 unidades de produção de leite nos estados da Região Sul e identificou que os processos de gestão nas pequenas unidades de produção de leite são quase inexistentes. Deste modo, a equipe técnica da Embrapa e extensionistas da Emater atuarão em conjunto para fornecer aos produtores e técnicos rurais que participarem do evento recomendações técnicas e ferramentas voltadas para a gestão das propriedades rurais.
A pesquisadora Maira Zanela, organizadora do 11° Dia de Campo, salienta que a falta de um bom programa de gestão pode comprometer a renda familiar e, consequentemente, a sustentabilidade da atividade leiteira. O evento será uma boa oportunidade para que os participantes tirem dúvidas e compartilhem experiências sobre gestão em diferentes áreas dentro das propriedades.
Além do roteiro técnico, que inclui oito estações com acompanhamento de guia, o público terá a oportunidade de visitar os expositores parceiros, que comercializarão subprodutos lácteos, equipamentos para a produção rural e, também, terão a oportunidade de colher informações a respeito de financiamento para investimento no seu negócio.
O 11º Dia de Campo do Leite ocorre das 9h às 16h. Tem como correalizador a Emater/RS-Ascar, como parceiro a UFPel e como apoiadores Coopar, Afubra e Sicredi.
Temas das estações:
- Cultivares e planejamento forrageiro
- Manejo e conservação do solo e água
- Gestão da nutrição visando eficiência
- Cria e recria de animais
- Manejo reprodutivo
- Indicadores zootécnicos e financeiros
- Cursos CETAC – Emater
- Secagem e armazenagem de grãos
- Mastite e resistência aos antimicrobianos
- Lableite – Embrapa
Fonte: Embrapa