A gira técnica do 9º Congresso Mundial Braford abre as atividades programadas para criadores da raça. Serão quatro dias de visitas a importantes criatórios gaúchos com palestras, exposição de animais e momentos de confraternização.
A atividade antecede a programação que tem continuidade no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), bem como a 18ª Exposição Nacional da Raça Hereford. O dois eventos são organizados pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB). O Congresso Mundial Braford será realizado de 28 de abril a 4 de maio.
A primeira das quatro propriedades a serem visitadas será a Fazenda Espinilho, do Grupo Pitangueira, em Maçambará (RS). É lá que, desde 1982, a família de Clarissa Lopes Peixoto cria bovinos de corte Braford e se dedica ao desenvolvimento de uma genética de excelência. “Nossa trajetória é de 50 anos, repleta de êxitos, trabalho árduo e perseverança. A Pitangueira é uma empresa familiar fundada pelos meus pais, Pedro e Sônia Lopes e hoje temos o prazer e a grande responsabilidade de conduzir esse legado, dando continuidade ao trabalho que eles iniciaram”, declara Clarissa.
Durante a gira técnica, no dia 28 de abril, a criadora adianta que será mostrado um pouco das conquistas na pecuária de excelência desenvolvida pelo Grupo Pitangueira. Entre elas, os 10 anos consecutivos – de 2002 a 2011 – como campeões no Ranking Nacional de Criadores de Braford, da ABHB. “Produzimos o conhecido touro Big Brother, que foi um divisor de águas dentro da raça. Essa trajetória de vitórias nos fez optar por sair das pistas e focar ainda mais intensamente no nosso programa de melhoramento genético” explica.
Atualmente, Clarissa conta que operam com um sistema de produção robusto, que é composto por três fazendas dedicadas à cria, duas ao preparo de touros e uma para doadoras de embrião. “Temos aproximadamente 3,5 mil vacas de cria, todas registradas e participantes do nosso programa de melhoramento genético da Conexão Delta G, programa com avaliação criteriosa”, destaca.
Além do uso das DEPs, o criatório utiliza tecnologias como ultrassonografia de carcaça e medição da conversão alimentar, que é um fator importantíssimo para a eficiência econômica e produtiva. “Fazemos uso massivo da genômica, que proporciona uma visão detalhada da genética de cada animal”, detalha a pecuarista, enfatizando que esses métodos não apenas aumentam a credibilidade dos dados do criatório, mas também ajudam a tomar decisões assertivas no manejo e na seleção dos reprodutores.
Durante a gira, o Grupo Pitangueira terá a oportunidade de apresentar a evolução do trabalho e as práticas inovadoras que implementam no rebanho. Serão mostradas parte expressiva de todas as categorias que compõem o plantel. Na programação, também ocorrerá a palestra do chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul, de Bagé (RS), Fernando Flores Cardoso. Ele trará aos participantes o tema “O papel do melhoramento genético da raça Braford para uma pecuária mais sustentável”.
A gira percorrerá um percurso de 980 quilômetros pelos municípios produtores de Hereford e Braford no Brasil. Os participantes visitarão fazendas em Maçambará (RS), Uruguaiana, Santana do Livramento e Arambaré (RS). Depois de Itaqui, os participantes visitarão a Estância do Sossego, em Uruguaiana (RS), pertencente à família Ormazabal Moura, que também se destaca no cenário nacional pela qualidade de seus animais.
Em seguida, a gira continua na Estância Bela Vista, em Santana do Livramento (RS), propriedade da família Albornoz Maciel, que traz uma história sólida na criação de Braford e Polled Hereford, com destaque para a produção de touros de genética avançada. Atualmente, 90% do rebanho é da raça Braford, que já é selecionada há 40 anos na cabanha.
O encerramento será na Fazenda Santa Tereza, localizada em Arambaré (RS). Na propriedade, situada na Zona Sul do Estado, será possível observar o manejo que a equipe aplica para otimizar a produtividade dos animais. A fazenda é dirigida pelo criador de Ney Arthur Azambuja.