A irrigação é uma ferramenta que, além de proporcionar uma produtividade até três vezes maior do que áreas de sequeiro, contribui decisivamente para a segurança alimentar e nutricional da população. Alimentos típicos da dieta, como arroz, feijão, legumes, frutas e verduras são produzidos em grande medida por meio da técnica. Com o avanço tecnológico, os agricultores a cada ano percebem que além de ter mais segurança na lavoura, podem ainda garantir uma produção cada vez mais sustentável no campo.
Entre as mais diversas técnicas de irrigação, a utilização de pivôs ganha destaque por ser extremamente democrática, podendo ser utilizada para as mais diversas finalidades, acessível para pequenas e grandes propriedades. Por exemplo, no extremo Sul do Brasil a irrigação é complementar para salvar as culturas nos veranicos, enquanto no Centro-Oeste e Norte a técnica permite uma terceira safra.
Muitos agricultores apenas “molham” as culturas, não utilizando todo o potencial das ferramentas e tecnologias disponíveis. Ao aplicar água a mais que o necessário, por exemplo, ou no momento em que a planta não necessita, além de poder causar um estresse por excesso hídrico na cultura, comprometendo sua produtividade, o agricultor aumentará os seus custos e consequentemente terá maior desperdício dos recursos.
Durante o crescimento da planta, ela terá demandas hídricas diferentes de acordo com seu estádio fenológico. Por esse motivo, manter a mesma quantidade de lâminas e o mesmo intervalo de aplicações pode resultar em um maior consumo e desperdício de água, principalmente quando não levamos em consideração a água presente no solo ou ainda as chuvas previstas.
Segundo Cristiano Trevizam, diretor de vendas e marketing para América Latina da Lindsay, a maior economia de água consiste em acertar o momento correto que a planta precisa e na quantidade exata, sempre aproveitando o recurso que já está disponível. “A irrigação é uma coisa simples e não complexa, as outorgas e montagem também estão menos burocráticas”, destaca.
E para oferecer ferramentas eficientes, a empresa trabalha com gerenciamento remoto totalmente integrado a já reconhecida plataforma FieldNET. A solução fornece informações objetivas de irrigação ao produtor e ainda mostra se os pivôs estão operando como o programado, auxiliando-o nas tomadas de decisões. “Tudo isso com foco em reduzir os custos com energia no uso da água, além de deslocamentos ao campo para gerenciar os pivôs”, acrescenta o diretor.
Fonte: Lindsay América do Sul