Mercado

Ureia pode encarecer com crise do gás na Europa

Grandes empresas do segmento diminuíram a produção do insumo. Esse cenário, pode fomentar a importação de adubos pelos produtores.

A alta nos valores do gás natural provocou uma crise na produção de fertilizantes nitrogenados, como a ureia, no continente europeu. A Europa tem usado apenas 40% da sua capacidade instalada, que é de cerca de 11 milhões de toneladas.

Grandes empresas do segmento diminuíram a produção do insumo. Esse cenário, pode fomentar a importação de adubos pelos produtores europeus no segundo semestre, gerando uma disputa pelo produto com países como Brasil e a Índia.

Brasil

Os preços da ureia têm caído nos portos brasileiros nos últimos meses. Entre abril e a média da semana encerrada na última sexta-feira (19), a tonelada do produto recuou 40%, sendo cotada a US$ 592 (preço no porto). Em comparação com a semana imediatamente anterior, a queda foi de 8%.

Diante do cenário internacional, analistas projetam aumento de preços de cerca de 10% no curto prazo.

Nos primeiros sete meses deste ano, as importações de ureia somaram 3,8 milhões de toneladas, volume 7% menor do que o do mesmo período de 2021. No entanto, o consumo de ureia representa cerca de 18% das entregas totais de adubos, que somaram 46 milhões de toneladas no ano passado.

Com informações da MilkPoint