O valor médio do leite adquirido em setembro e pago em outubro foi registrado em R$ 2,0509 por litro na média líquida do Brasil, conforme apontado pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), vinculado à Esalq/USP.
Comparando com agosto, houve uma queda de 9,08% no preço médio, enquanto em relação a setembro de 2022, a redução foi mais expressiva, chegando a 31,54%. Esses valores foram ajustados pelo IPCA de setembro de 2023 para considerar a inflação.
Fonte: Cepea-Esalq/USP.
O Gráfico 1 demonstra a série de preços médios recebidos pelos produtores de forma líquida, considerando valores reais e deflacionados pelo IPCA de setembro de 2023.
O declínio nos preços, que teve início em maio, continua sendo justificado pelo aumento na oferta de leite no mercado interno, enquanto a demanda apresenta uma resposta mais moderada.
Obs: vale lembrar que a partir da divulgação dos dados de janeiro, o CEPEA passou a divulgar o resultado de preços com o nome referente ao mês que o leite foi captado. Dessa forma, a série anterior passa a ter ajuste de -1 mês na nomenclatura do mês.