Mercado

Preço do feijão-carioca está 17% mais barato que há um ano, mas expectativa é de aumento

Valor médio de comercialização é de R$ 272 a saca, informa o Ibrafe.

O preço do feijão-carioca está 17% mais baixo neste mês, na comparação com outubro do ano passado, segundo o Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (Ibrafe). O valor médio de comercialização é de R$ 272 a saca.

Neste período, o mercado nacional recebe as principais colheitas da leguminosa, dos Estados de Minas Gerais e Mato Grosso e São Paulo, o que pressiona s cotações.

Além disso, alguns feijões têm chegado aos compradores muito secos, consequência do clima quente, o que tem reduzido o peso das entregas.

Apesar da queda, o instituto tem boa perpectiva para os preços no curto prazo. “A crescente demanda dos supermercados, especialmente nesta época do mês, está exercendo pressão positiva sobre os preços. Além disso, a qualidade da safra de Itaí-SP e de outras regiões pode estar desempenhando um papel importante no aumento do valor do feijão devido à algumas perdas.”

“A valorização constante e gradual é um fenômeno comum em mercados agrícolas. À medida que os preços aumentam de forma consistente ao longo do tempo, eles tendem a se estabilizar em novos patamares. Isso pode ser uma excelente notícia para os produtores e empacotadores, que podem trabalhar com maior previsibilidade e com menos volatilidade”, diz o Ibrafe.

Fonte: Globo Rural