Mercado

Os impactos para o mercado global de commodities

Talvez o impacto mais notável do conflito na Ucrânia seja a volatilidade do mercado.

Além dos impactos causados pela pandemia da Covid-19, especialmente com a chegada da variante Ômicron no final de 2021, o ano de 2022 começou com uma ameaça que tem ganhado força de forma cada vez mais acelerada em razão do conflito no Leste Europeu. A invasão da Ucrânia pela Rússia causou grandes rupturas em escala global em vários setores, tanto por meios diretos quanto indiretos.

O conflito teve um impacto desproporcional em várias indústrias em razão da alta concentração de commodities produzidas nos dois países e pelas pressões inflacionárias resultantes, pelo tamanho da base de consumidores russos e pela localização do conflito ao longo das principais rotas marítimas. As indústrias de alto impacto em escala global incluem: petróleo e gás, mineração e metais, agronegócio, automóveis, logística e transporte, consumo de alimentos e bebidas.

O setor de commodities agrícolas foi um dos mais fortemente afetados, pois o conflito está envolvendo diretamente dois importantes ofertantes de commodities (milho, trigo, fertilizantes, petróleo e gás natural) no mercado internacional. A Rússia e a Ucrânia representam coletivamente cerca de 30% das exportações globais de trigo. A Ucrânia também responde por 15% das exportações globais de milho. Acredita-se que os efeitos perdurarão ao longo de 2022, independentemente do resultado do conflito, em razão da escala dos danos físicos e do deslocamento de pessoas.

Mercado Global de Commodities

Os riscos no fornecimento das principais commodities produzidas na Rússia e na Ucrânia resultaram em preços elevados globalmente. Isso, por sua vez, está colocando mais pressão inflacionária ascendente de dimensões mundiais. A economia global já estava lutando com preços altos em razão da retomada da atividade econômica após o relaxamento das restrições da Covid-19, bem como problemas de logística e cadeia de suprimentos relacionados aos bloqueios isolados e à escassez de trabalhadores. Em particular, a interrupção da produção e exportação de energia e commodities alimentares estão pressionando diretamente os setores de energia e alimentos, mas indiretamente em todas as indústrias por meio do aumento do custo dos insumos. Rússia e Ucrânia são grandes exportadores de grãos, óleos vegetais e fertilizantes. Tudo contribuirá para a inflação mais alta dos preços dos alimentos e possível escassez de alimentos nas regiões de mercados emergentes.

Talvez o impacto mais notável do conflito na Ucrânia seja a volatilidade do mercado. A incerteza é igual à volatilidade dos preços (combustíveis, fertilizantes, carne, etc). A guerra apresenta aos mercados um grau significativo de incerteza. À medida que novas informações chegam, os mercados as incorporam aos preços. O que sabemos hoje é diferente do que saberemos amanhã, na próxima semana, no próximo mês, etc. Os mercados estão tentando trabalhar com essas informações.

Fonte: Embrapa