Mercado

O mercado de arroz permanece em um cenário de tranquilidade

arroz
Envato elements

A média da saca de 50 quilos de arroz no Rio Grande do Sul (58/62% de grãos inteiros e pagamento à vista) encerrou o dia 17 de janeiro a R$ 130,80, apresentando um avanço de 0,72% em relação à semana anterior. Em comparação ao mesmo período do mês passado, houve uma alta de 5,51%, e um aumento significativo de 40,99% quando comparado ao mesmo período de 2023.

Quanto às exportações, poucas alterações são observadas, destacando-se os quebrados e o arroz beneficiado neste início do ano. De acordo com o último relatório de embarques nos portos brasileiros, aproximadamente 24 mil toneladas de quebrados foram embarcadas neste mês com destino ao Senegal. Além disso, foi confirmada a chegada do primeiro carregamento de 30 mil toneladas de arroz 100B proveniente da Tailândia.

No acumulado para a temporada, os registros de exportação de arroz (base casca) permanecem em 1,152 milhão de toneladas (março/janeiro). Em 2023, o acumulado era de 2,034 milhões de toneladas.

Conforme a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), as vendas externas de arroz em casca atingiram apenas 2,2 toneladas até a primeira semana de janeiro, enquanto as exportações do produto beneficiado alcançaram 1,27 mil toneladas no mesmo período. Quanto às importações do cereal beneficiado, somaram 9,94 mil toneladas, enquanto as compras externas para o arroz em casca ainda não foram reportadas.