Mercado

Movimentação nos Portos Brasileiros e Terminais Privados Atinge Mais de 105 Milhões de Toneladas em Novembro de 2023

Os dados divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) revelam que os Terminais Privados (TUPs) e os principais portos do Brasil alcançaram a movimentação de mais de 105 milhões de toneladas ao longo do mês de novembro de 2023. Esse volume representa um aumento de 10% em relação ao registrado no mesmo período do ano anterior, mantendo a tendência de crescimento constatada nos últimos meses no mercado portuário.

A elevação na movimentação de carga foi impulsionada principalmente pelo transporte de minério de ferro e petróleo bruto, totalizando mais de 52 milhões de toneladas. O minério de ferro liderou a movimentação, atingindo 33 milhões de toneladas, um aumento de 7,2% em comparação ao ano anterior. Já o petróleo teve o maior crescimento percentual, com um aumento de 18,9%.

No ranking dos itens mais movimentados, a carga conteinerizada ocupou o terceiro lugar, com 10,9 milhões de toneladas transportadas, representando um crescimento percentual de 9,7% em relação a novembro de 2022.

Nos Terminais de Uso Privado (TUPs), foram movimentadas 68,1 milhões de toneladas, um aumento de 5,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. O Terminal Ponta da Madeira, no Maranhão, liderou com 13,9 milhões de toneladas movimentadas.

Entre os portos organizados, o Porto de Santos se destacou mais uma vez, movimentando 12,2 milhões de toneladas em novembro, registrando um aumento de 28,7% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Esse porto foi responsável por 32,5% de toda a movimentação portuária pública durante o período.

Os portos organizados, de modo geral, operaram 37,5 milhões de toneladas em novembro de 2023, marcando um crescimento de 18,8% em relação ao mesmo período do ano passado.

Considerando o período de janeiro a novembro de 2023, o setor portuário movimentou cerca de 1,186 bilhão de toneladas, representando um aumento de 6,34% em comparação com o mesmo período de 2022. O minério de ferro liderou esse movimento, com 348,7 milhões de toneladas movimentadas, um aumento de 6,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.