Foi aprovado Conselho Monetário Nacional (CMN) uma linha de crédito especial com subvenção federal específica, destinada às cooperativas de produtores de leite, com um repasse total superior a R$ 700 milhões. A linha de crédito está sendo chamada de “Desenrola Leite” e auxilia os produtores na regularização de débitos e compromissos financeiros do setor.
O auxílio abrange o financiamento de capital de giro, no âmbito do Crédito de Investimento para Agregação de Renda (PRONAF Agroindústria) e do Programa de Capitalização de Cooperativas Agropecuárias (Procap-Agro). Os recursos, provenientes do Plano Safra 2023/24 não utilizados e devolvidos por instituições financeiras, serão repassados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pelo Banco do Brasil.
Cada cooperativa pode acessar até R$ 20 milhões por linha de crédito, com um prazo de pagamento de 60 meses e uma carência de 24 meses. Os financiamentos terão juros de 8% ao ano, com uma taxa especial de 4% ao ano para a agricultura familiar.
Além disso, os créditos tributários do Programa Mais Leite Saudável será implementado neste mês. Outra ação para apoiar o setor leiteiro foi a aprovação pelo Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex/Camex) o aumento do imposto de importação de 12% para 18% por um período de um ano, com o intuito de fortalecer os produtores nacionais.