Mercado

Foco de Newcastle no RS preocupa setor avícola e mercado

Uma eventual suspensão das compras de carne de frango brasileira mais prolongada pode resultar em um aumento acentuado da disponibilidade interna da proteína

Foto de frangos em aviário.
O Brasil é, atualmente, o maior exportador de carne de frango do mundo | Foto: Tawatchai07/Freepik

A confirmação de um foco da doença de Newcastle numa granja comercial de frangos no município de Anta Gorda (RS), na região do Vale do Taquari, no final da semana passada, deixou o setor em alerta e preocupa o mercado.

Segundo pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, uma eventual suspensão das compras de carne de frango brasileira que exceda os 21 dias do embargo já imposto pelo próprio País pode resultar em um aumento acentuado da disponibilidade interna da proteína, seguido de fortes quedas de preços, podendo, inclusive, afetar a relação de competitividade com as concorrentes bovina e suína.

Diante disso, no curto prazo, pesquisadores do Cepea explicam que devem ocorrer ajustes no alojamento de aves. O Brasil é, atualmente, o maior exportador de carne de frango do mundo. No segundo trimestre, os embarques superaram em 12,1% os dos três primeiros meses do ano e em 4,1% os de abril a junho do ano passado, conforme dados da Secex compilados e analisados pelo Cepea.

Fonte: Cepea