Mercado

Boi gordo: Os preços avançam em outubro, mas ritmo de negócios cai 

De acordo com especialistas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), esse aumento foi impulsionado pelo ajuste na oferta ao longo da cadeia produtiva e pelo desempenho favorável das exportações de carne bovina

Em outubro, os preços do boi gordo destinado ao abate apresentaram um aumento em relação ao mês anterior. De acordo com especialistas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), esse aumento foi impulsionado pelo ajuste na oferta ao longo da cadeia produtiva e pelo desempenho favorável das exportações de carne bovina. No entanto, apesar de outubro ser tradicionalmente um mês de maior liquidez no mercado de boi gordo, o ritmo de negócios no mercado nacional desacelerou. Isso se deve, em parte, às vendas domésticas de carne que ainda não atingiram níveis desejados e ao prolongamento dos prazos de abate por parte de algumas indústrias.

Os pesquisadores do Cepea observam que o aumento de preços de setembro para outubro pode ser interpretado como uma recuperação, uma vez que, ao longo do segundo semestre, os preços do boi destinado ao abate vinham sofrendo quedas mensais consecutivas. Este cenário indica a influência de fatores complexos no mercado de boi gordo, com um equilíbrio delicado entre oferta e demanda.

Fonte: Cepea