Mercado

Austrália: mesmo com mercado global aquecido, produção de leite não deve crescer

O relatório adverte que o aumento dos custos com insumos criarão grandes desafios para os produtores manterem esses níveis de lucratividade.

As perspectivas positivas sobre o mercado global de lácteos e os altos preços do leite ao produtor na Austrália ajudarão a manter a lucratividade das fazendas leiteiras nesta temporada.

Contudo, é improvável que isso se traduza em aumento de produção no país, já que as condições climáticas úmidas estão gerando grandes desafios, de acordo com a atualização de dezembro do relatório Dairy Australia’s Dairy Situation and Outlook.

O relatório mostrou um quadro dinâmico para o setor lácteo, com a maioria dos indicadores positivos ou neutros. O único aspecto negativo importante foi a economia global, com o relatório citando uma previsão de crescimento do Fundo Monetário Internacional rebaixada para 2021.

A analista sênior da indústria de lácteos da Austrália, Sofia Omstedt, disse os níveis quase recordes de lucratividade das fazendas da temporada passada devem continuar. “O ano passado foi um dos mais lucrativos dos últimos tempos”, disse. A temporada apresentou os maiores retornos médios em 2020/21 na maioria das regiões, desde 2013/14.

O relatório adverte que o aumento dos custos com insumos criarão grandes desafios para os produtores manterem esses níveis de lucratividade, apesar dos preços mais altos do leite e do gado.

“Com os preços mais altos, os produtores estarão considerando cuidadosamente a utilização de insumos na tentativa de maximizar os retornos”, disse o documento. “Este equilíbrio é complexo, pois é preciso ter cuidado para que o corte na utilização dos insumos não reduza mais a produção e a receita. Para alguns produtores, será mais lucrativo uma menor produção.”

Mas o relatório diz que, enquanto as condições sazonais permanecerem favoráveis, os retornos na maioria das fazendas devem ser semelhantes a 2020/21.

Perspectiva do mercado global de lácteos positiva

Segundo o relatório, as perspectivas do mercado global de lácteos são promissoras, com os preços das commodities subindo. A demanda global melhorou enquanto a oferta está apertada.

Omstedt disse que a produção de leite diminuiu nas principais regiões exportadoras nesta primavera, sustentando os preços das commodities, enquanto o frete continua sendo um desafio, levando alguns importadores a comprar mais produtos para aumentar o fornecimento.

A oferta global deverá permanecer bastante restrita, pelo menos até a primavera no hemisfério norte. A demanda global por lácteos melhorou à medida que mais países removeram os bloqueios causados pela pandemia. Mas o relatório alerta que ainda existem muitos desafios para a recuperação econômica global.

“Os bloqueios em curso nas principais regiões, incluindo algumas províncias da China, estão pesando na recuperação, enquanto os crescentes custos de energia e as pressões da cadeia de abastecimento minam ainda mais as perspectivas de curto prazo”, afirma o relatório.

Impulso pós-bloqueio para os mercados australianos

Omstedt disse que o mercado australiano foi impulsionado pelos consumidores que estão aproveitando a liberdade, à medida que as restrições causadas pela Covid-19 diminuem.

“As vendas no varejo de manteiga e leite se estabilizaram, mas permanecem acima dos níveis de 2019 e os consumidores também estão gastando mais dinheiro em estabelecimentos de serviços alimentícios”, disse ela.

Condições sazonais desafiadoras são um amortecedor

Apesar da perspectiva positiva e dos preços altos, o estoque de leite da Austrália deve encolher levemente este ano. O relatório diz que analistas locais estão prevendo uma queda de 0,2%.

Os dados mais recentes da Dairy Australia mostram que a produção de leite caiu 2,1% em outubro do ano anterior, enquanto a produção acumulada no ano caiu 2,9%.

A produção de leite no ano até o momento caiu em todos os estados, exceto New South Wales, mostrando o impacto do início úmido da temporada nas regiões do sul.

“O clima úmido e as frentes frias afetaram a produtividade por vaca nesta primavera”, diz o relatório. “Outros fatores, incluindo escassez de mão de obra, valores firmes da carne e da terra, além da diversificação de negócios também pesam na produção de leite.”

O relatório afirma que o clima úmido e frio representa um desafio para o crescimento, enquanto os abates continuam pesando na reconstrução do rebanho nacional. “Durante uma temporada com outras opções mais lucrativas, é importante decidir entre ter um estoque de leite estagnado e a saúde geral do negócio”, diz o documento.

As informações são do Farmonline, traduzidas pela Equipe MilkPoint.