A 24ª Expodireto Cotrijal teve seu início às 9 horas da manhã desta segunda-feira, 04, no Auditório Central. O evento que vai até a próxima sexta-feira, 8, conta com os principais atores do agronegócio nacional e internacional que se encontram na cidade de Não-Me-Toque em uma área de 131 hectares, com participação de mais de 570 expositores.
Na solenidade de abertura se fizeram presentes o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, Presidente da feira, Nei César Manica, Representante da Câmara dos Deputados, Pompeu de Mattos, Presidente da Assembleia Legislativa Gaúcha, Adolfo Brito, Representantes dos governos da Alemanha. Também se fizeram presentes o Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o Governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, e autoridades locais.
O Presidente da Feira, Nei César Manica, reforçou a importância dos governos em criarem políticas públicas para os agricultores nos períodos de estiagem. “O Rio Grande do Sul vem sendo afetado, seguidamente, pelas condições climáticas e, em cima dessa questão, os produtores vem trazendo um passivo. Nesse momento, que estamos com a chuva normalizada, não podemos achar que essa questão foi resolvida. Nós precisamos sair da Expodireto com ações concretas para que possamos avançar na questão da irrigação e na retenção de água”, destacou.
O Governador do estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, no uso de sua fala destacou a importância da feira para o agronegócio do estado. “É indispensável a gente destacar a importância que a Expodireto possui para a nossa economia, a reunião no mesmo espaço de 500 expositores, produtores, indústria de máquina e implementos, um setor financeiro oferecendo suas condições facilitadas de financiamento, a pesquisa e tecnologias trazidas pelas universidades. Tudo isso, dá um impulso no nosso agronegócio que é tão decisivo para o PIB do nosso estado”, destacou. Por fim, o governador destacou a importância dos agricultores continuarem debatendo o tema da sustentabilidade e reforçou o recurso liberado para o programa Supera Estiagem.
Arena Agrodigital
A quarta edição do espaço de tecnologia e inovação da Expodireto Cotrijal, intitulada “O Agro do Amanhã”, oferece aos produtores rurais uma imersão nas tendências que moldam o futuro da agricultura. Mais de 30 palestras e debates com grandes empresas do agronegócio abordam temas como tecnologia de precisão, inteligência artificial no campo e o uso de dados para a tomada de decisão. O objetivo é apresentar as últimas novidades tecnológicas e discutir os principais desafios para sua implementação na prática.
No ambiente hightech da feira, produtores, especialistas, empresas, startups e hubs de inovação se reúnem para debater o futuro do agronegócio. Já na Arena de Drones, demonstrações práticas revelam as inovações nesse novo sistema, complementando a experiência e oferecendo aos visitantes uma visão completa do “Agro do Amanhã”.