Eventos

Segundo dia da Expodireto termina em clima de otimismo

O vice-presidente da Cotrijal também tratou da estiagem na coletiva e cobrou soluções da classe política.

O segundo dia da 22ª Expodireto Cotrijal foi finalizado em clima de otimismo. Um grande público visitou o Parque de Exposições, em Não-Me-Toque, nesta terça-feira (8), o que animou a direção da feira.

Em entrevista coletiva realizada no fim da tarde, o vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, afirmou que os expositores terminaram o dia satisfeitos. O público total da feira e o volume de negócios serão divulgados no último dia de evento, na sexta-feira (11).

“Estamos trabalhando de uma forma diferente este ano, que é a retomada da feira, promovendo a mobilização e trazendo aqui produtores e expositores. Neste sentido, estamos muito satisfeitos com o que aconteceu até agora”, afirmou Schroeder.

Em 2021, pela primeira vez, a Expodireto deixou de ser realizada em função da pandemia de covid-19. A edição deste ano marca o reencontro entre os produtores e as empresas e entidades do agronegócio.

Seca

O vice-presidente da Cotrijal também tratou da estiagem na coletiva e cobrou soluções da classe política.

“Temos o problema da seca e muitos estão sofrendo com isso. Temos que ser realistas, é uma questão que está muito presente. Estamos em contato direto com as autoridades do setor para conseguirmos solucionar o problema da melhor forma possível”, disse Schroeder.

Fórum da soja

A estiagem, as consequências da guerra Rússia x Ucrânia e as novas possibilidades de negócios foram alguns dos assuntos abordados pelos especialistas no 32º Fórum Nacional da Soja, na manhã desta terça-feira (8), na 22ª Expodireto Cotrijal. O evento teve participação presencial, no auditório central do parque, e neste ano trouxe como novidade a possibilidade de acompanhar a programação de forma online, ao vivo, através da plataforma Expodireto Digital, para quem adquiriu ingresso antecipado.

O diretor do Instituto Ciência e Fé e pesquisador da Embrapa Territorial, Evaristo Eduardo de Miranda, abriu o fórum com a palestra “A sustentabilidade da agropecuária frente as incertezas climáticas”. Miranda ressaltou que, em cinco décadas, o Brasil foi capaz de criar um modelo sustentável e competitivo de agricultura tropical, sem paralelo no mundo. O plantio direto e a fixação biológica de nitrogênio no solo estão entre as técnicas utilizadas que produziram o avanço.

Fórum do Leite

Nesta quarta-feira (9), o destaque da programação é o 17º Fórum Estadual do Leite. O evento inicia às 9h, no Auditório Central, e contará com três palestras sobre os desafios enfrentados no setor.