Eventos

Reservação de água é foco da abertura oficial da colheita do arroz

Cerca de 7200 pessoas marcam presença nos dois primeiros dias de evento da 33ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz no RS.

Nesta tarde de quarta-feira (15) foi aberta oficialmente a colheita de arroz no Rio Grande do Sul. O evento contou com a presença de autoridades do setor, que ressaltaram o protagonismo da cultura do arroz no Estado. “a 33ª edição da Abertura Oficial da Colheita de Arroz e Grãos em Terras Baixas teve 3200 visitantes durante o primeiro dia de evento, e hoje (15) recebemos cerca de 4 mil pessoas na sede da Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, no município de Capão do Leão (RS)”, afirmou o vice-governador do RS, Gabriel Souza.

Um dos pontos destacados foi a importância do armazenamento de água durante os meses do inverno para facilitar o manejo hídrico das lavouras durante o verão, principalmente, em períodos longos de estiagem. O mercado do arroz foi outro ponto de destaque durante a solenidade de abertura da colheita. “Os custos de produção aumentaram cerca de 60% para a cultura do arroz, o que reforça a importância da rotação de culturas para viabilizar economicamente o plantio do arroz”, frisou o presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Alexandre Velho.

A área de cultivo do arroz diminui cerca de 12% em terras baixas. “No entanto, o cultivo da soja superou a área plantada de arroz na região sul do Brasil, a área atingiu quase 506 mil hectares em terras baixas, uma alta de 19% na comparação com a área cultivada na safra 2021/22. Outra surpresa foi a alta na área de cultivo do milho, que atingiu quase 13 mil hectares em terras baixas”, informou o presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Rodrigo Warlet Machado.