Eventos

Público de mais de 180 mil visitantes consolida recordes na 23ª Expodireto Cotrijal

O terceiro dia da 23ª Expodireto Cotrijal contou com grande movimentação de público, que encheu as ruas, lotou o estacionamento e agradou expositores. Mais de 91,2 mil pessoas passaram pelo parque em Não-Me-Toque (RS) nesta quarta-feira (08). O número é inédito para o tradicional evento do agronegócio, que já soma mais de 180 mil visitantes nos primeiros dias da programação e termina na sexta-feira (10). A movimentação surpreendeu a organização, que garante que a situação foi manejada. A programação do dia contou com eventos voltados ao leite, ao trigo e ao Dia da Mulher.

Leia aqui: Rio Grande do Sul passa por transição no modelo de produção de leite

A edição já considerada a maior da história e a expectativa é de que os números de negócios também surpreendam. Esse resultado ocorre após uma safra positiva de trigo, mas também de nova frustração na soja e milho. “O agricultor aqui é muito profissionalizado, nós temos muita tecnologia, temos ao longo desses anos tido um avanço muito grande em questões de tecnologias e aumento de produtividade, então nós não podemos desanimar com uma seca que está acontecendo agora, é lógico que é triste, mas não adianta, nós temos que ano que vem plantar e tentar produzir de novo”, avalia o vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder.

A reservação de água segue como a principal demanda do setor durante o evento. No entanto, Schroeder também destacou a necessidade de crédito rural e de maneiras de assegurar a produção. “Precisamos ter ações concretas que de fato possam tranquilizar os produtores. Definir quais são as linhas de crédito, o Ministério precisa estar estruturado e isso precisa ser feito bem rápido para que o agricultor tenha essas condições, informações e conhecimentos do que vai acontecer”, ressalta o vice-presidente. Diante da reunião realizada com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, realizada no primeiro dia da Expodireto, Schroeder afirma ter confiança de que definições e anúncios irão ocorrer.

Dia da Mulher

O Dia da Mulher é tradicionalmente celebrado durante a Expodireto, que realizou neste ano o 8º Encontro de Empresárias Rurais Cotrijal, promovido com o apoio da FMC, apresentando palestra com a produtora rural, técnica agrícola e advogada Cristiane Steinmetz.

As empresas expositoras também realizam atividades e eventos voltados a esse público. No entanto, para as mulheres que procuram inovações e conhecimento, ainda existem barreiras. “Aqui na feira, todo mundo chega nos homens, as mulheres quase ninguém vem atender, dá para ver que ainda há um déficit no reconhecimento da mulher”, relata a produtora rural Letícia Fante, de Serafina Corrêa (RS).

Letícia Fante procura informações e novidades para a propriedade | Foto: Bruna Scheifler/Destaque Rural

Ela assumiu recentemente a gestão da propriedade da família, após a morte do pai. Estudante de Administração com ênfase em agronegócio, ela procura equipamentos, informações e conhecimento técnico, mas relata que costuma receber apenas panfletos, felicitações pelo Dia das Mulheres e brindes. “Eu acho que ainda tem muito preconceito de que a mulher não é capaz de gerir uma propriedade, de estar à frente dos negócios. Ainda tem muito achismo de que é só o homem que consegue lidar”, avalia a estudante.