Eventos

Público recorde renova conhecimentos no primeiro dia do Show Tecnológico Copercampos

O Show Tecnológico Copercampos chega à 27° edição com foco total em tecnologia e renovação. Realizado em Campos Novos (SC), o maior evento do agronegócio no estado deve reunir mais de 18 mil pessoas e somar mais de 200 milhões em negócios. Só nesta terça-feira (14), 6,5 mil visitantes passaram pela feira, resultado considerado positivo pela organização e expositores, especialmente devido ao público qualificado.

“A gente tem uma expectativa de uma safra razoável neste ano em Santa Catarina. Eu acredito que o produtor vai investir para repetir as produtividades deste ano, ele vai precisar usar tecnologias, usar defensivos modernos e fertilizantes mais específicos para que tudo isso ocorra”, avalia o Diretor Presidente da Copercampos, Luiz Carlos Chiocca.

Apesar da safra razoável após várias estiagens, alguns produtores ainda possuem receio em investir neste momento, com a safra ainda indefinida. Ainda assim, o movimento recorde na abertura do evento mostra o interesse nas tecnologias e na busca por informações e promoções.

Atrações

Produtores registram os destaques do evento | Foto: Bruna Scheifler/Destaque Rural

O público visitante procura novidades em maquinário, tecnologia e cultivares, especialmente de soja e milho. No local, encontra também insumos, variedades de pastagens e hortifrutis, além de oportunidades financeiras. Os produtores Cezar Moises Cassaniga e Eva Sirlei Cassaniga, de Campo Belo do Sul (SC), participam do evento todos os anos. Ele procura novidades para a soja e milho, enquanto ela busca atualizações para a produção de leite. “Sempre tem novidades sobre pastagens e animais. A gente tem que estar sempre buscando melhorar a propriedade. A produção de leite é uma coisa que tem que estar [sempre] acompanhando para não ficar para trás e sempre melhorar”, relata Eva.

Já Gustavo Barbosa Mota, de Cerro Largo (SC), é produtor orgânico de hortaliças, fornecendo a produção para escolas e feiras, além de realizar entregas na região onde vive. O agricultor marcou presença já no primeiro dia do evento para buscar atualizações na sua área de produção, encontrando mais de 30 cultivares de hortaliças à disposição na vitrine da cooperativa.

“A gente vem para ter ideias novas, trocar experiências e conversar, porque no dia a dia tem muita coisa que a gente acha que está fazendo certo e acaba fazendo errado. Então é bom a gente vir a campo para ter conhecimento, porque com a tecnologia de hoje em dia, que cada vez está mais avançada, você tem que se adequar”, relata.

Renovação

A renovação proposta no tema “O agro se renova aqui” ocorre em diversos âmbitos, especialmente tecnológico, produtivo e comportamental. “Nossas tecnologias, que aqui são mostradas, e as tecnologias das empresas, vem para renovar a mente dos produtores, a produtividade e a produção dentro das propriedades”, aponta Chiocca. Desta forma, a expectativa é que a aceitação de novos recursos auxilie a ampliar a lucratividade dos produtores.

Mais de 160 expositores fazem parte da programação | Foto: Hebert Kelvin/Destaque Rural

Histórico

O evento começou há 28 anos, considerando o ano de pandemia, como uma maneira de apresentar variedades de milho para produtores locais. Logo o evento começou a se expandir e alcançou o seu maior público no ano passado. A edição de 2023 promete ser ainda maior, contando com mais de 160 empresas participantes e com um bom fluxo de pessoas na abertura.

“A evolução foi crescente e é um orgulho, porque quando a gente vê toda essa prosperidade no campo, não é por acaso, é um trabalho muito árduo do produtor e agricultor. Isso traz um reconhecimento, que precisa se reverter em resultado na propriedade. É o que tem acontecido, o agricultor está tendo resultado, mesmo com a estiagem e mesmo enfrentando adversidades, nós observamos que a empolgação do agricultor não diminui, o ânimo no campo continua. É dessa forma que o cooperativismo colabora para o crescimento das comunidades”, declara Carlos Alberto Dall Oglio, presidente da cooperativa na época de criação do Show Tecnológico.

Abertura

O novo Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, a Vice-Governadora, Marilisa Boehm, e o Secretário de Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Valdir Colatto, participaram da cerimônia de abertura oficial, além de autoridades regionais.

Representantes do setor cobraram melhorias nas estradas, prorrogação da adoção da nota fiscal eletrônica, expansão da irrigação e revogação do decreto que criou um corredor ecológico no estado. O governador se comprometeu com as demandas e ainda prometeu se dedicar à discutir o marco temporal das terras indígenas, em trâmite no Supremo Tribunal Federal, ao qual é favorável.

Membros do governo ainda prometeram seguro safra e seguro renda, além de anunciar o Plano de Ação Estadual de Santa Catarina (PAE-SC) para adaptação à mudança do clima e baixa emissão de carbono na agropecuária. De acordo com o anúncio, o PAE-SC está vinculado ao Plano ABC+ 2020-2030 e apresenta as metas catarinenses para aprimorar a sustentabilidade da produção agropecuária ao longo da próxima década, com objetivo de mitigar em 86 milhões de toneladas de carbono equivalente até 2030.