A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) está participando da Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Francisco Beltrão (Expobel) 2024, no Sudoeste do estado. A programação, com debates sobre sanidade, trânsito agropecuário e agroindústrias, está sendo comandada por uma equipe da agência até quinta-feira, 14.
As atividades da Adapar foram iniciadas na terça-feira, 12, com uma palestra sobre a vinicultura regional, proferida pelo assistente de fiscalização da Defesa Agropecuária, Everton Nava. Além disso, a entrega do certificado de adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná (Susaf/PR) para o município de Verê também foi formalizada pelo diretor-presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins.
Nesta quarta-feira, 13, é realizado reuniões técnicas sobre os Conselhos de Sanidade Agropecuária (CSA), com ênfase na saúde no campo e na prosperidade da agropecuária regional, conduzidas pelo diretor-presidente da Agência e pelo coordenador do Programa de Fortalecimento dos CSAs, Marcelo Silva. Ainda, os riscos do trânsito agropecuário no Sudoeste, tanto na sanidade animal quanto na vegetal, serão debatidos pelos fiscais de Defesa Agropecuária Paulo Ricardo Campos dos Santos e Ayrton Cavalheiro.
Durante à tarde, haverá um debate sobre brucelose e tuberculose, realizado pelo Programa de Erradicação e Controle da Adapar, abordando temas como a certificação de propriedades e o controle de enfermidades no Paraná, com a participação do fiscal de Defesa Agropecuária Fábio Gonçalves.
Encerrando as atividades, na quinta-feira, 14, o coordenador do Programa de Vigilância e Prevenção de Pragas na Fruticultura, Paulo Jorge Pazin Marques, apresentará as ações para conter o avanço do greening no Paraná, uma das principais pragas que afetam os citros em escala global.
1º Prêmio Expobel de Queijos Coloniais do Sudoeste
O Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) também está presente no evento com a organização do 1º Prêmio Expobel de Queijos Coloniais do Sudoeste. A competição reúne produtores rurais de queijo dos 42 municípios. A intenção dos organizadores é promover e divulgar a qualidade dos queijos coloniais produzidos na região. A promoção é da Seab, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Francisco Beltrão e Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná). As avaliações e premiações acontecem sexta-feira, 15.