Agricultores Familiares interessados em participar do Pavilhão da Agricultura Familiar na 21ª Expoagro Afubra podem realizar a inscrição de 1º a 25 de novembro nos escritórios da Emater/RS-Ascar e nos sindicatos vinculados à Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG-RS). A maior feira voltada à Agricultura Familiar do Brasil acontece em Rio Pardo, no período de 21 a 24 de março de 2023.
O período de inscrição e os critérios de seleção foram debatidos em uma reunião em formato híbrido com representantes da Afubra, Emater/RS-Ascar, Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e FETAG-RS na sexta-feira (28), na sede da Afubra em Santa Cruz do Sul.
Para se inscrever os empreendedores da agricultura familiar devem preencher a ficha de inscrição nos locais indicados, em seguida a mesma será encaminhada, juntamente com a cópia dos documentos dos empreendimentos, ao Departamento de Agricultura Familiar e Agroindústria da Seapdr, que ficará responsável pela triagem e checagem dos critérios de participação. A divulgação das agroindústrias familiares que estarão presentes na 21ª Expoagro Afubra será feita em dezembro.
O Pavilhão da Agricultura Familiar tem 3.480 metros quadrados e conta com sala de manipulação e higienização de alimentos e produtos, câmara fria, depósito e banheiros para expositores e público visitante. Em 2022, na 20ª Expoagro Afubra, os empreendedores presentes no Pavilhão Agricultura Familiar registraram o volume de vendas de R$ 1.490.443,68 nos quatro dias da feira.
“Os espaços voltados à comercialização de produtos das agroindústrias se destacam em todas as feiras. Isso é o reconhecimento da qualidade do trabalho dos agricultores e do sabor diferenciado dos alimentos da agricultura familiar”, ressalta a gerente regional da Emater/RS-Ascar Lúcia Souza.
O coordenador geral da Expoagro Afubra, Marco Antonio Dornelles, salienta a importância das parcerias na organização do espaço. “O Pavilhão da Agricultura Familiar é um dos pontos mais procurados pelos visitantes. É um espaço que valoriza os produtores rurais e a diversificação de suas propriedades”.
Fonte: Emater/RS-Ascar, com informações da Afubra