A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, apresentará inovações no Show Rural Coopavel e lançará duas cultivares de soja (BRS 546 e BRS 559RR), duas cultivares de feijão (BRS FC310 e BRS FS311) e um curso de educação à distância (EAD).
O evento será realizado de 07 a 11 de fevereiro, em Cascavel (PR). Os lançamentos da Embrapa serão demonstrados em três espaços distintos: na Casa da Embrapa, na Vitrine de Tecnologias e na Vitrine Tecnológica de Agroecologia “Vilson Nilson Redel”. As soluções tecnológicas a serem demonstradas são voltadas à diferentes segmentos, como produção animal, genética e sistemas de produção sustentáveis de grãos. A Embrapa também estará presente no Show Rural Digital, com palestras e interação com os parceiros e startups.
Lançamentos de soja
A BRS 546 é uma soja convencional altamente produtiva e que permite a semeadura antecipada, viabilizando sua inserção no sistema de sucessão e/ou rotação com outras culturas. Com relação à sanidade, esta cultivar apresenta resistência às principais doenças da soja. Destaca-se pela resistência aos nematoides de galhas (Meloidogyne incognita e Meloidogyne javanica), que trazem prejuízos econômicos nas áreas atingidas pelo problema. A BRS 546 pertence ao grupo de maturidade 6.0 e pode ser semeada em Goiás (RECs 301, 303, 401), Mato Grosso do Sul (RECs 204 e 301), Minas Gerais (RECs 301 e 303), Paraná (RECs 102,103, 201, 202, 204), Rio Grande do Sul (RECs 102) e Santa Catarina (RECs 102, 103).
Já a BRS 559RR é uma soja transgênica RR, com tolerância ao glifosato, portanto, pode ser usada como refúgio em áreas de soja Intacta. Associado a essa característica, apresenta excelente potencial produtivo e estabilidade de produção no Paraná (RECs 102, 103, 201). Por ser precoce, do grupo de maturidade relativa 5.9, e poder ser semeada antecipadamente, possibilita a sua inserção no sistema de rotação e/ou sucessão com outras culturas. Também possui ampla janela de semeadura e resistência às principais doenças da soja, como por exemplo, à podridão radicular de phytophthora (Phytophthora sojae).
Lançamento de feijão
A BRS FC310 é uma cultivar de feijão comum, com grãos do tipo carioca, ciclo semiprecoce (75-84 dias) e resistência moderada às bacterioses importantes à cultura do feijoeiro. A cultivar BRS FC310 apresenta um potencial de produtividade de 3500 kg/ha. Suas características tornam essa cultivar uma opção aos produtores de feijão, em especial para o cultivo na safra e safrinha da Região Centro-sul do Brasil. É recomendada para cultivo em 19 estados brasileiros.
A BRS FS311 é uma cultivar de feijoeiro-comum do grupo rajado com alto potencial produtivo e grãos graúdos. Apresenta ainda ciclo semiprecoce, moderada resistência à antracnose e ao fusarium oxysporum e arquitetura ereta, que confere possibilidade de colheita mecânica direta. A cultivar BRS FS311 apresenta potencial de produtividade de 3493 kg/ha. Com base no seu desempenho, a cultivar BRS FS311 é indicada para semeadura em 11 estados: em Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Bahia e Espírito Santo na época de cultivo das águas e inverno; e nos Estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul nas épocas de cultivo das águas e seca.
Cursos
Com carga horária de 30 horas, o EAD Introdução às estratégias de produção de materiais de plantio de mandioca – Reniva (Rede de multiplicação e transferência de manivas -semente de mandioca com qualidade genética e fitossanitária) será disponibilizado na plataforma de cursos à distância da Embrapa (e-Campo). Ao final do curso, os participantes deverão compreender os princípios norteadores da Rede Reniva necessários para produzir materiais de plantio de mandioca em larga escala, livres de pragas e doenças e com comprovada identidade genética.
Também serão apresentados os dois cursos sobre Irrigação da bananeira lançados pela Embrapa Mandioca e Fruticultura na plataforma e-Campo: “Métodos e sistemas de irrigação para bananeira” e “Irrigação da bananeira: necessidade hídrica da cultura”. As capacitações destinam-se, especialmente, a técnicos agropecuários e produtores rurais de todos os estados do Brasil.
Cultivares de soja
Além dos dois lançamentos da Embrapa Soja, estarão sendo demonstradas na Vitrine de Tecnologias 13 cultivares de soja. A Embrapa Trigo, em parceria com a Embrapa Soja, conduz o programa de melhoramento de soja na região fria do Brasil (RS, SC e centro sul do PR) direcionado atualmente para atender a demanda dos produtores por cultivares transgênicas capazes de somar características como potencial produtivo, hábito de crescimento indeterminado e sanidade.
Cultivares de feijão
Além dos dois lançamentos, a Embrapa Arroz e Feijão irá demonstrar na Vitrine de Tecnologias da Embrapa, no Show Rural, três cultivares do grupo preto e quatro cultivares com grãos especiais.
Cultivares de mandioca
A Embrapa Mandioca e Fruticultura apresenta na Vitrine de Tecnologias do Show Rural três cultivares de mandioca, a BRS CS01, cultivar de mandioca para a indústria, a BRS 399 mandioca de mesa e BRS 420, também indicada para a indústria.
Trichoderma para controle biológico de Fusarium da bananeira
A Embrapa Mandioca e Fruticultura têm obtido resultados promissores com o fungo Trichoderma asperellum no controle de outro microrganismo do mesmo reino, o Fusarium oxysporum f.sp. cubense (Foc), causador da murcha de Fusarium, uma das piores doenças da bananeira. O uso de inimigos naturais no combater a doenças de plantas faz parte de uma estratégia sustentável, conhecida como controle biológico. A prática será demonstrada na Casa da Embrapa.
Soja Baixo Carbono, bioinsumos e tecnologia Block
A Embrapa Soja também irá apresentar, na Casa da Embrapa, temas que impactam a cadeia produtiva da soja como: tecnologias para produção de Soja Baixo Carbono, o potencial do uso dos bioinsumos na agricultura e os benefícios das cultivares com tecnologia Block para manejo de percevejos na soja.
Sistema Antecipe
A Embrapa Milho e Sorgo e a Embrapa Soja irão apresentar o potencial do sistema Antecipe, desenvolvido pela Embrapa Milho e Sorgo. O Antecipe é um sistema inédito de produção de grãos que incrementará a produção da soja e do milho safrinha, a partir de um método de cultivo intercalar que possibilita a redução dos riscos causados pelas incertezas do clima durante a segunda safra. A tecnologia é composta por três pilares: um sistema inédito de produção de grãos, uma semeadora-adubadora exclusiva e um aplicativo para auxiliar o produtor a tomar as melhores decisões.
Sistema de plantio de mandioca em fileira dupla
O sistema será demonstrado na Vitrine Tecnológica de Agroecologia “Vilson Nilson Redel” pela Embrapa Mandioca e Fruticultura. O plantio da mandioca em fileiras duplas tem com vantagem proporcionar renda com a cultura intercalar e há benefícios para a cultura principal, já que impede o surgimento de plantas infestantes e erosão do solo enquanto a mandioca não cobre a área. Esse sistema pode ser utilizado tanto com mandioca de mesa quanto para a indústria.
Biosseguridade em granjas e suínos
No “Espaço da Biosseguridade” serão apresentadas as principais orientações e informações para manter as granjas protegidas de patógenos que afetam a sanidade dos rebanhos. Pesquisadores são categóricos ao afirmar que a biosseguridade tem papel fundamental na proteção de rebanhos, granjas e propriedades rurais porque evita a entrada e disseminação de agentes infecciosos e que trazem prejuízos enormes, sejam de ordem de saúde animal, seja econômico.
Fonte: Embrapa