Parcerias

Embaixador da Bolívia visita Show Rural e defende sinergia entre os países para um agro mais forte

Horácio Villegas Pardo foi recebido pelo presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, por ex-presidentes e diretores da Acic e por gestores da Amop

Presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, o embaixador da Bolívia, Horácio Villegas Pardo e o prefeito Leonaldo Paranhos
Foto: Ascom Show Rural Coopavel/Divulgação

Construir parcerias e ampliar o diálogo para uma sinergia produtiva e de resultados entre Bolívia e Brasil. É isso que sugeriu, em visita ao Show Rural Coopavel, na manhã desta quinta-feira, 8, o embaixador do país sul-americano Horácio Villegas Pardo.

Acompanhado do prefeito Leonaldo Paranhos e autoridades, Pardo foi recebido pelo presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, por ex-presidentes e diretores da Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel) e por gestores da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná). O Embaixador, que veio pela primeira vez à região, afirmou estar impressionado com a feira. “É fascinante ver o que vocês fizeram aqui. Temos muito a aprender com vocês nesse campo. O agro brasileiro é extremamente desenvolvido e a Bolívia quer construir pontes para consolidar a agropecuária latino-americana em todo o mundo”, afirmou o embaixador.

–Aqui, percebo que há espírito de luta, vontade de crescer e cumprir a missão de alimentar o planeta–, ressaltou o representante do Governo boliviano.

Hub

A Bolívia tem um subsolo rico em substâncias diversas para elevar qualidade e produtividade dos plantios. “Queremos transformar a Bolívia em um hub de fertilizantes e precisamos do Brasil como grande parceiro nessa empreitada”. Pardo destacou que o Brasil necessita chegar ao oceano Pacífico e que a melhor forma é por rota ferroviária. “Lá, em nosso país, temos trilhos prontos, então não é tão difícil fazer com que esse projeto ambicioso para a América do Sul se concretize”, afirmou o embaixador, agradecendo a hospitalidade dos cascavelenses.

O presidente Dilvo Grolli afirmou que projetos logísticos são fundamentais para impulsionar o crescimento de toda região citando a força do diálogo e da sinergia. “Estamos animados e queremos conversar. Faremos o que estiver ao nosso alcance para que projetos como esse, que o Horácio sugeriu, um dia possam realmente sair do papel, integrar povos e beneficiar milhões”, afirmou o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos.

O Show Rural Coopavel foi aberto na segunda-feira, 5, e segue ainda nesta sexta-feira, 9.