Eventos

Emater/RS-Ascar orienta sobre manejo de grãos armazenados

Agricultores e técnicos de sete municípios participaram na quarta-feira (25/10) de capacitação com ênfase no manejo de grãos armazenados promovida pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR).

Agricultores e técnicos de sete municípios participaram na quarta-feira (25/10) de capacitação com ênfase no manejo de grãos armazenados promovida pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR). A ação foi realizada junto ao auditório da Câmara de Vereadores de Campina das Missões. Outras capacitações com o mesmo tema já foram realizadas em Doutor Maurício Cardoso, Entre-Ijuís, Tuparendi, São Luiz Gonzaga, Guarani das Missões e Nova Candelária.

As capacitações contam com a participação dos classificadores da Gerência de Classificação e Certificação (GCC) da Emater/RS-Ascar. Em Campina das Missões esteve presente o classificador Cristiano Stiebe, que abordou alguns dos fatores que afetam a qualidade dos grãos armazenados.

Efetuar a colheita na época correta, separar as impurezas, reduzir o teor de umidade do produto colhido e ter um local adequado para depositá-lo é um processo oportunizado pela secagem e armazenagem de grãos. Diante disso, o silo secador como uma inovação rentável com o correto manejo técnico, foi abordado pelo chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Campina das Missões, Antônio Jung.

Nos últimos anos, na região de Santa Rosa, cresceu a armazenagem de grãos na propriedade rural, em virtude das vantagens observadas pelos produtores. Entre os benefícios estão a diminuição no custo do frete, redução nas perdas qualitativas e quantitativas, economia em taxas de secagem, armazenagem, expurgo e quebra técnica, manutenção da qualidade das sementes, aproveitamento de resíduos, maior rendimento de colheita, autonomia na hora da venda e agregação de valor ao produto, relacionando os quesitos qualidade e valoração.

A Emater/RS-Ascar está à disposição para elaboração de projetos técnicos de silos secadores e armazenadores na propriedade, sendo a maioria de alvenaria, com baixo custo construtivo e possibilidade de adequar a dimensões diversas. Além da elaboração do projeto, a Instituição atua na assistência à produção dos grãos e no acompanhamento da construção e manejo do silo.

Outro tema abordado durante a capacitação em Campina das Missões, com a manifestação do extensionista do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Cândido Godói, Elton Neumann, foi a cigarrinha e a doença do enfezamento no milho, grão presente em mais de 135 mil hectares da Fronteira Noroeste e das Missões.

Doação de alimentos

Há mais de 60 anos o trabalho desenvolvido pela Gerência de Classificação e Certificação (GCC) da Emater/RS-Ascar visa a segurança alimentar da população gaúcha, com prestação de serviços de avaliação, diagnóstico e qualificação dos processos do pós-colheita de matéria-prima vegetal e subprodutos, a exemplo da soja, trigo, milho, cevada, erva-mate, entre outros.

Para a realização do trabalho, são coletadas algumas amostras e o resultado disso, considerado próprio para o consumo humano, é doado para entidades socioassistenciais. Em Campina das Missões foi beneficiado o Hospital Campina, que após a capacitação recebeu doações de alimentos como feijão, lentilha, farinhas, sagu, pipoca, canjica e óleos.

Acompanharam o ato a administradora do Hospital, Salete Perius, o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Valmir Thume, e o chefe do escritório local da Emater/RS-Ascar, Antônio Jung, entre outras lideranças.

Fonte: Emater/RS-Ascar – Regional Santa Rosa