Eventos

Cobranças em relação à estiagem e ausências marcam abertura da 22ª Expodireto Cotrijal

Buscar soluções para a estiagem. Este é um dos focos da 22ª Expodireto Cotrijal, aberta oficialmente hoje (07) em Não-Me-Toque – RS. A cerimônia contou com a presença de autoridades, mas a ausência do presidente, Jair Bolsonaro (PL), e da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, chamou a atenção. O presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, inclusive, cobrou a presença de ambos, antes de se retirar do auditório.

Mesmo com as ausências, as demandas por ações em relação à estiagem não ficaram de fora dos discursos. “Nós temos o maior lençol freático do mundo, no Rio Grande chove de 1500 a 2 mil mm por ano e não temos praticamente reserva”, apontou Mânica. A cobrança do setor é por uma mudança na legislação que permita essa reserva de água.

Políticos e autoridades discursaram no primeiro dia de evento | Foto: Bruna Scheifler/Destaque Rural

O governador em exercício e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, destacou em seu discurso a redução de crimes rurais e o Programa Avançar na Agropecuária, que pretende criar 6 mil microaçudes no estado, entre outras medidas. “Temos que ter medidas estruturantes de irrigação a fim de que nós não tenhamos mais no futuro essa preocupação no nosso estado. Porque além de há muito tempo isso acontecer, a cada ano ela acontece de forma mais acentuada, como é o exemplo desse final de 2021 e início de 2022”, disse Ranolfo à imprensa.

Em relação a demanda de entidades e produtores por auxílio e crédito emergencial, medidas que o governo estadual afirma estar estudando, o governador em exercício disse que as instituições financeiras do estado estão presentes no evento para auxiliar na questão do crédito aos produtores. “Temos questões macros que dependem muito da União, mas estamos nesse momento dialogando e conversando com a União para melhorar essa questão”. O governador Eduardo Leite não pôde comparecer por estar em missão internacional nos Estados Unidos.

Maior da história

Após um ano sem ser realizada, devido à pandemia, a Expodireto retorna com a promessa de ser a maior da história. “É uma exposição que traz inovação, tecnologia e oportunidades. E neste ano, depois de um ano sem Expodireto, nos preparamos carinhosamente, junto com nossos patrocinadores, expositores e nossos colaboradores, para que fizéssemos a melhor e maior Expodireto da história”, destacou Mânica.

A Expodireto Cotrijal conta com 550 expositores e ocorre até 11 de março. Em 2020, foram registrados mais de R$ 2,6 milhões em comercialização.

Calçada da Fama

Logo após a abertura, o pesquisador Telmo Amado, professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) recebeu uma homenagem na Calçada da Fama do Agro. “É o ponto mais alto da minha carreira como pesquisador, mas, mais do que isso, mostra o compromisso da Cotrijal e da Expodireto com a tecnologia e a inovação”, disse.