Economia

Tereza Cristina viaja ao Irã para ampliar as relações comerciais com o agro brasileiro

A ida ao país prevê reuniões com o ministro da Agricultura, Seyed Javad Sadati Nejadi, e com representantes empresariais.

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, viajou nesta terça-feira (15) para o Irã, onde cumpre agenda para tratar de assuntos relacionados à relação comercial com o Brasil, como a importação de ureia iraniana. Portanto, após ser diagnosticada com Covid-19, Tereza Cristina realizou novo teste nesta segunda-feira (14), que resultou negativo para a doença; possibilitando a realização da viagem programada anteriormente.

A ida ao Irã prevê reuniões com o Ministro da Agricultura, Seyed Javad Sadati Nejadi, e com o presidente da Comissão de Agricultura do parlamento iraniano, deputado Muhammad Askari; além de encontros com a Câmara de Comércio Brasil-Irã e com o Fórum Empresarial entre os dois países. Contudo, também está prevista visita à Petroquímica de Shiraz, importante produtora de ureia, e à Câmara de Comércio de Shiraz. 

“O Brasil é um grande exportador de alimentos para o Irã e o Irã é um grande exportador de fertilizantes, principalmente ureia, para o Brasil. Tenho certeza de que será uma missão muito bem sucedida e muitas oportunidades  de negócios surgirão”, disse a ministra, em suas redes sociais. 

Em 2020, o Brasil exportou US$ 1,9 bilhão para o Irã em produtos agrícolas, com forte participação de milho (64,4%) e soja em grãos (21,2%) sobre o total. Todavia, no sentido contrário, as vendas de produtos agropecuários iranianos ao Brasil somaram US$ 2 milhões em 2020; na maioria nozes e castanhas, uvas secas e outras frutas conservadas.